São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leve e completo, Itautec peca por processador lento e bateria fraca

DA REPORTAGEM LOCAL

A característica que mais chama a atenção no notebook Itautec M3420 é sua portabilidade: a máquina é bastante compacta e leve. Isso tem uma conseqüência, a fragilidade da tampa que protege a tela -ela verga com a mínima pressão, e o próprio fabricante diz que o máximo peso suportado por ela é o de duas revistas.
Infelizmente, o M3420 deixa a desejar em processamento e consumo de energia. Além de apresentar autonomia pífia -a menor de todos os notebooks avaliados nesta edição-, a máquina da Itautec se mostrou extremamente lenta. Isso não aconteceu nos testes de processamento, em que o M3420 foi aceitável; aconteceu numa tarefa mais prosaica, a navegação na internet com execução simultânea de músicas.
Embora consuma muita energia, o processador Celeron M do laptop Itautec é tão fraco que manter três janelas abertas ao mesmo tempo foi o bastante para sobrecarregá-lo. O simples ato de mover o cursor do mouse gasta 40% da capacidade do chip, e tocar um arquivo MP3 no Windows Media Player (sem animações) exige altíssimos 45%.
Para comparar, essas tarefas não exigem, somadas, mais de 20% dos ciclos de processamento dos outros chips.
Um diferencial curioso está na conexão a redes com fios (por algum motivo, o notebook tem duas placas Ethernet), mas o disco rígido deixa a desejar: com apenas 15,2 Gbytes livres, é o que oferece menos espaço entre todas as máquinas testadas.
A coleção de softwares é fraca (traz o Norton AntiVirus, mas inclui a versão Home, não a Professional, do sistema operacional Windows XP).
O péssimo desempenho do chip Celeron M torna o M3420 contra-indicado. É uma pena, pois a máquina tem qualidades, como alta portabilidade, placa Wi-Fi embutida, fartura de portas USB e combo drive. (BG)


Texto Anterior: IBM economiza energia, mas é prejudicado por peso e acabamento
Próximo Texto: ICC apresenta a menor autonomia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.