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Empresas mostram TVs de LED, que prometem reduzir gastos
DA ENVIADA ESPECIAL
Nos estandes da IFA, todo fabricante parecia ter uma opção
de televisão com o uso de LED
(diodos emissores de luz) em
suas novas televisões. Entre os
atrativos do material, estão o
menor consumo de energia e o
maior contraste na imagem.
A maioria das empresas opta
pelo uso do backlight LED -
quando essas lâmpadas iluminam as imagens. Diferentemente de outros materiais usados, o LED pode ser totalmente
desligado -vem daí o seu menor consumo de energia.
A Sharp mostrou a sua Aquos
LED e disse que o modelo consome 15% menos energia do
que o LCD. Em três modelos
(46, 52 e 32 polegadas), as televisões traziam realmente mais
brilho e contraste ao serem colocadas lado a lado com outras
TVs da empresa.
Já a Philips trouxe demonstrações da Aurea, que consome
metade da energia em comparação a outros modelos, segundo a empresa. Por 2.200, ela
deve estar disponível na Europa neste mês. A empresa também mostrou as TVs da série
9740, com a tecnologia LED.
A Sony trouxe uma TV com
LED realmente na tela, e não
apenas fazendo a iluminação
por trás. De acordo com os monitores da empresa, os pedaços
são colocados ao longo do painel e o aparelho de 46 polegadas deve custar 3.000.
O estande da LG trazia uma
parede com demonstrações de
televisões de Amoled -uma
evolução da tecnologia LED
que possibilita o desenvolvimento de aparelhos mais finos
e que apresentam imagens
mais brilhantes.
Por questões de custo, a tecnologia é ainda é usada somente em telas menores, como a de
celulares.
(AD)
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