São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

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Empresas mostram TVs de LED, que prometem reduzir gastos

DA ENVIADA ESPECIAL

Nos estandes da IFA, todo fabricante parecia ter uma opção de televisão com o uso de LED (diodos emissores de luz) em suas novas televisões. Entre os atrativos do material, estão o menor consumo de energia e o maior contraste na imagem.
A maioria das empresas opta pelo uso do backlight LED - quando essas lâmpadas iluminam as imagens. Diferentemente de outros materiais usados, o LED pode ser totalmente desligado -vem daí o seu menor consumo de energia.
A Sharp mostrou a sua Aquos LED e disse que o modelo consome 15% menos energia do que o LCD. Em três modelos (46, 52 e 32 polegadas), as televisões traziam realmente mais brilho e contraste ao serem colocadas lado a lado com outras TVs da empresa.
Já a Philips trouxe demonstrações da Aurea, que consome metade da energia em comparação a outros modelos, segundo a empresa. Por 2.200, ela deve estar disponível na Europa neste mês. A empresa também mostrou as TVs da série 9740, com a tecnologia LED.
A Sony trouxe uma TV com LED realmente na tela, e não apenas fazendo a iluminação por trás. De acordo com os monitores da empresa, os pedaços são colocados ao longo do painel e o aparelho de 46 polegadas deve custar 3.000.
O estande da LG trazia uma parede com demonstrações de televisões de Amoled -uma evolução da tecnologia LED que possibilita o desenvolvimento de aparelhos mais finos e que apresentam imagens mais brilhantes.
Por questões de custo, a tecnologia é ainda é usada somente em telas menores, como a de celulares. (AD)


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