São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunicador permite falar ao vivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Há várias opções de comunicador pessoal, mas a mais completa e versátil é o ICQ: lançado em 1996, o programa já foi baixado 215 milhões de vezes do site www.download.com. Embora esse número não corresponda à quantidade de usuários, aponta a popularidade do ICQ entre os internautas.
Recentemente, os criadores do programa desenvolveram uma versão que se chama ICQ Lite e não traz todos os recursos do programa completo (ICQ 2002a), mas é mais fácil de usar. Ambas são compatíveis, isto é, seus usuários podem conversar entre si.
Se você nunca usou um comunicador pessoal, opte pela versão Lite, que está em www.icq.com/download (1,7 Mbyte).
Após a instalação, você deverá criar uma conta de usuário, mas isso é simples -basta preencher os formulários exibidos na tela. A maior parte dos dados pessoais solicitados são opcionais.
Evite fornecer seu endereço de e-mail, pois ele poderá ser descoberto por "spammers" (remetentes de mensagens comerciais indesejadas).
Para evitar chateações, abra uma conta de e-mail em serviços gratuitos como o Hotmail (www.hotmail.com) e indique-a quando estiver fazendo o seu cadastro no ICQ. Além disso, assinale o item Don't publish my email durante a instalação.
Outra configuração relevante para a sua privacidade está no relacionamento com outros usuários: durante a instalação, marque o item My authorization is required, que aparecerá no quadro Privacy & Security.
Fazendo esse ajuste, os usuários terão de pedir sua autorização antes de acrescentar o seu nome a listas de amigos ("buddy lists").
Ao contrário de outros comunicadores pessoais, o ICQ ainda não tem versão em português. É possível traduzir os menus do programa com o acessório gratuito LingoWare (2,3 Mbytes em www.lingocom.com/portuguese/download/index.html), mas o resultado é tosco. (BG)



Texto Anterior: Comunique-se
Próximo Texto: Tenha cuidados ao interagir on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.