São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES

Internet ganha destaque na campanha

EDUARDO CUCOLO
DA FOLHA ONLINE

Pela primeira vez em uma campanha presidencial, a internet fez a diferença como instrumento de propaganda. Um levantamento nos sites de partidos e candidatos mostra que os internautas tiveram especial interesse pelos programas de governo, que foram os campeões de audiência.
No site do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, foram registrados 80 mil down- loads do programa.
Já no site de José Serra (PSDB), o programa aparece em segundo lugar na audiência, pois o portal privilegiou a área de notícias.
Juntos, os sites dos quatro principais candidatos produziram e reproduziram aproximadamente 8.000 reportagens nos últimos três meses.
Foi pela internet também que parte da militância dos partidos teve acesso ao material de campanha. Pelos sites, é possível baixar imagens de santinhos, panfletos e documentos, que podem ser impressos em casa.
No site do PT, também foi destaque uma loja virtual, que vende bonés, camisetas e estrelas do partido.
Uma surpresa para os partidos foi o grande número de e-mails com sugestões para a campanha. O PT estima que 40% das 4.000 mensagens diárias tinham esse conteúdo. Já a campanha tucana recebeu mensagens de 2.069 municípios.
Segundo o coordenador do site de Serra, Jean Boechat, algumas idéias foram testadas na internet antes de ir para a TV. "Ainda estamos descobrindo o que o eleitor quer e quais as possibilidades que a rede tem. Essa eleição é o pontapé inicial para a internet", disse.


Texto Anterior: Ciberpirataria: Hackers invadem site do Departamento de Estado
Próximo Texto: Endereços On-Line: Guia digital faz tour por página
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.