São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Próximo Texto | Índice

E-MAIL

Saiba como enviar arquivos grandes anexados sem lotar a caixa de entrada do destinatário nem causar outros incômodos

Mande anexos sem congestionamento

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Grande parte dos internautas já navega via conexão rápida (banda larga), mas isso não soluciona um problema: como enviar ou encaminhar anexos grandes por e-mail sem congestionar a caixa de entrada do destinatário? Mandar um vídeo ou uma música por e-mail é um incômodo e tanto -além de impedir, temporariamente, que o destinatário receba outras mensagens, que podem ser mais importantes, isso pode lotar ou exceder a cota de armazenamento do e-mail dele.
Na próxima vez que você quiser mandar um arquivo anexado grande, experimente o serviço gratuito Dropload. Com ele, o attachment não entra na caixa de entrada do destinatário, ou seja, a pessoa recebe apenas um link que, se for clicado, realiza o download do arquivo. Dessa forma, você não congestiona o e-mail de ninguém nem obriga as pessoas a aceitarem o arquivo que mandou.
Além disso, apenas os destinatários que você especificar podem baixá-lo, ou seja, a privacidade fica resguardada.
Cada arquivo pode ter até 100 Mbytes e fica disponível para download durante uma semana. Só é possível enviar um arquivo de cada vez -para driblar essa limitação, basta agrupar os anexos num arquivo ZIP (no Windows XP, selecione-os, clique com o botão direito do mouse e escolha Enviar para/Pasta compactada.
Nos testes, o Dropload funcionou bem, embora com duas ressalvas: em alguns casos, o link demorou até duas horas para chegar ao destinatário, e o monitorador de upload do site se mostrou inoperante. Se você não gostar do Dropload, experimente o Send ThisFile.com, que é similar e oferece um serviço pago mais veloz.


Próximo Texto: Programa ajuda a trocar conta de correio eletrônico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.