São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Pacote antivírus é o destaque do portal Windows Live, que também inclui e-mail e noticiário; softs dispensam a instalação

Microsoft lança antivírus on-line e portal

JULIANO BARRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o anúncio dos serviços Windows Live e Office Live, a Microsoft usou duas de suas principais marcas para oferecer ao público sites que realizam tarefas como se fossem programas convencionais (web applications).
Os lançamentos, porém, entregam menos do que os seus nomes podem sugerir.
O Windows Live não é uma versão on-line do sistema operacional mais usado do mundo: é um conjunto formado por seis páginas que podem ser personalizadas pelo usuário.
Desses serviços, quatro já estão operando: o portal que carrega notícias de fontes selecionadas (Live.com), o serviço de e-mails que imita o jeito de usar do Outlook (ideas.live.com), as ferramentas de segurança do Windows Live Safety Center (safety.live.com) e o Live Favorites, que guarda na rede a lista de sites favoritos do usuário.
Até o final do ano, uma versão on-line do comunicador Windows Messenger deverá ser lançada. A promessa é a de que ela traga atrativos diferentes do Web Messenger (webmessenger.msn.com), atual versão on-line do comunicador instantâneo. Em 2006, o pacote OneCare vai ter as suas funções de remoção de programas espiões disponíveis por meio da internet.

No escritório
O Office Live (www.officelive.com), que tem previsão de lançamento para o ano que vem, não traz versões especiais dos programas Word e Excel.
O pacote reunirá ferramentas de calendário e de comunicação em rede para pequenas empresas usando uma página especial.
Segundo a Microsoft, o Office Live tem como alvo os escritórios que possuem menos de dez funcionários.

Destaque
No geral, os serviços do Windows Live e do Office Live não são grandes novidades. Os principais portais já oferecem páginas de notícias personalizadas e guardador de favoritos, e as empresas de segurança têm antivírus on-line. Mesmo assim, os serviços oferecidos pelo Windows Live Safety Center merecem destaque.
A página traz um trio de ferramentas muito útil para a manutenção de um micro: varre o PC em busca de vírus (Protection), confere se há espaço sendo desperdiçado no disco rígido (Clean up) e avisa se é preciso desfragmentar a unidade (Tune Up).
Para usar as ferramentas é preciso baixar um pequeno componente para o Internet Explorer e autorizar o site do Safety Center a abrir janelas pop-up, no caso de quem usa ferramentas bloqueadoras de propaganda.
Depois da instalação, os programas realizam uma varredura na máquina e sugerem correções. No caso do Protection Center, a busca por vírus pode ser mais eficiente, uma vez que o programa já é atualizado automaticamente pelo site e não depende de configurações manuais como os softs.

Requisitos
Quem já é cadastrado em serviços como o MSN Messenger ou o MSN Groups pode acessar o Windows Live com o mesmo nome de usuário e senha. Do contrário, é preciso realizar um cadastro gratuito. Os serviços do Safety Center funcionam apenas no navegador Internet Explorer 6.0 e em sistemas Windows XP, Windows 2000, Windows Server 2003 e Windows 2000 Server.
Há também a promessa de que, num futuro próximo, o portal Live.com seja compatível com o navegador alternativo Firefox, que é rival do Internet Explorer.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Remova soft publicitário indesejado
Próximo Texto: Concorrentes já têm serviços do Windows Live
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.