São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNIVERSIDADE

Alunos criarão weblog em curso de um ano

Blog é disciplina de curso superior em faculdade norte-americana

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os weblogs, ou simplesmente blogs, multiplicaram-se na rede a partir de 1999 e se tornaram uma forma popular de divulgação e busca de notícias e informações on-line. Por isso, a Universidade Berkeley, uma das mais conceituadas nos Estados Unidos, vai oferecer aulas sobre o assunto em sua faculdade de jornalismo.
Um dos idealizadores do projeto é o professor Paul Grabowicz, diretor do programa de novas mídias da faculdade.
Ele afirma que a idéia do curso surgiu após um encontro com profissionais de jornalismo on-line em que se discutiu o programa de ensino de novas mídias.

Currículo
O curso terá duração de dois semestres. Os alunos vão criar um blog sobre direitos autorais, abordando temas como a batalha pelo download gratuito de músicas na internet e os programas para troca de arquivos entre PCs.
Eles irão analisar diariamente notícias de interesse para a comunidade de internautas. Aquelas que forem consideradas as principais serão selecionadas e resumidas no blog. Os textos formarão uma coluna que será divulgada na página da faculdade e enviada para todos os internautas que se inscreverem no serviço.
Segundo Grabowicz, o intuito do curso é levar o estudante a uma exploração de todas as possibilidades dos blogs.
"Ele vai buscar saber se o blog é realmente uma boa forma de divulgar notícias e informações. E qual é a diferença em fazer jornalismo nesse formato", afirma o professor. A discussão também levará em conta a divulgação das notícias em tempo real e como seria a melhor forma de interação com os leitores e com outros blogs. (CADU LEITE)


Texto Anterior: Use navegador alternativo
Próximo Texto: Saiba mais sobre diários on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.