São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Encontre clipes do torneio e saiba passar gravações caseiras para o PC; veja como fazer registro em CD ou enviar por e-mail

Vídeos da Copa do Mundo aparecem na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Seja para fugir aos horários inconvenientes, seja para registrar cenas históricas, muitos telespectadores gravaram em videocassete os jogos disputados pelo Brasil na Copa do Mundo. Com a competição encerrada, esse material começa a migrar para a internet.
Se você deseja apenas assistir às gravações disponíveis on-line, pode encontrá-las facilmente. Para transferir suas fitas de futebol para o PC, o primeiro passo é instalar uma placa de captura de vídeo.
Nesse processo, o ideal é optar por um modelo analógico, pois a conexão é mais simples. Existem dois tipos de placa analógica: as internas, que funcionam ligadas a um slot PCI, e as externas, que tendem a oferecer menor qualidade de imagem, mas são mais práticas, pois sua instalação não exige a abertura do PC: basta conectá-las à traseira do micro por um cabo USB.
Depois de instalar a placa, observe a traseira do seu videocassete. Encontre o plugue de saída de antena, que deverá estar conectado ao seu televisor.
Desligue esse cabo da TV e conecte-o à entrada correspondente na placa de captura. Toque uma fita no videocassete e acione o software fornecido com a placa, ajustando-o para o canal 3.
Você deverá ver as imagens da fita de vídeo na tela do PC. Aperte o botão de gravação do programa de captura e registre o vídeo no micro. Como cada hora de gravação pode ocupar vários gigabytes, o disco rígido precisa ter bastante espaço livre. (Para descobrir quanto espaço há, abra o ícone Meu computador, clique com o botão direito do mouse no ícone do disco e selecione a opção Propriedades).
Quando você terminar a gravação, o vídeo terá sido registrado como um arquivo AVI.
Se o seu computador tiver um gravador de DVD-R, você poderá transferir o vídeo para um DVD comum, mas esse acessório custa caro: mais de R$ 2.000.
Uma opção mais acessível é registrar o vídeo usando um gravador de CD comum. Se o arquivo AVI gerado tiver menos de 650 Mbytes, basta gravá-lo diretamente no disco.
Se o vídeo excede a capacidade do CD-R, a melhor opção é compactá-lo usando o programa DivX, que reduz o tamanho do arquivo sem prejudicar muito sua qualidade. Para fazer isso, instale os programas VirtualDub (http://virtualdub.sourceforge.net) e DivX 5 (http://download.divx.com/divx/DivX 502Bundle.exe).
Abra o VirtualDub, tecle Ctrl+O e indique o arquivo que será comprimido. Em seguida, abra os menus Audio e Video e selecione a opção Full Processing Mode em ambos. Clique em Video e Compression. Escolha o item DivX e clique em Configure. Ajuste a variável Encoding bitrate para 1.200 Kbps ou menos -quanto maior o valor, maior a qualidade de imagem e menor o tempo de gravação (havendo dúvidas, use a calculadora que está em www.vcdhelp.com/calc.htm). Clique em OK e tecle F7 para iniciar a compressão.
Outra opção é gravar o arquivo no formato VideoCD, que pode ser visto em alguns toca-DVDs. A conversão pode ser feita com o TMPG Enc (www.tmpgenc.com/eenq.html) e o soft de gravação Nero (www.ahead.de). Se você quiser enviar clipes por e-mail, edite-os com o VirtualDub e faça a compactação com o Windows Media Encoder (www.microsoft.com/windows/windowsmedia/wm7/encoder.asp).



Texto Anterior: Confira páginas internacionais
Próximo Texto: Algumas placas e acessórios para vídeo digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.