UOL


São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MICROS DE MÃO

HP e Palm anunciam novos modelos capazes de acessar a internet em alta velocidade via conexão Bluetooth

Palmtops têm recurso para acesso sem fio

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de micros de mão avançam palmo a palmo o terreno para conquistar o usuário. Oferecem produtos leves, repletos de recursos para quem quer reunir acesso à internet e à rede do trabalho e voz para falar ao telefone.
No Brasil, já estão disponíveis pelo menos seis modelos de micros de mão fabricados pela Palm e pela HP.
A primeira empresa lidera o uso desse tipo de equipamento nos EUA, com mais de 50% de participação no mercado. Os novos modelos disponíveis no país são o Tungsten T e o Tungsten T2. Ambos permitem conexão à internet desde que o usuário tenha em mãos um celular com GPRS (operadoras Oi e Tim) com conexão Bluetooth.
A vantagem do Tungsten T2, testado com exclusividade, é a memória. Vem com 32 Mbytes de memória RAM e a versão 5.21 do sistema operacional Palm OS. A tela promete qualidade de 65 mil cores, e as imagens têm resolução de 320x320 pontos. A Palm não está trazendo esse produto ao país, mas ele é oferecido pela BestCompany (www.bestcompany. com.br), que oferece as mesmas garantias que o fabricante.
O Tungsten W (importado pela Bigstore, www.bigstore.com.br) ainda não chegou oficialmente ao país pelas mãos da Palm Brasil. Destaca-se por reunir celular (GSM pelas operadoras Oi e Tim) e palmtop em um só aparelho. A empresa atrasou o lançamento desse produto e perdeu espaço nos EUA para a Handspring, que lançou o concorrente Tréo 270 há pelo menos dois anos. A Palm anunciou a compra da Handspring e as duas empresas devem se fundir e se transformar na Palm One.
A HP, que utiliza o sistema da Microsoft para micros de mão, o Pocket PC, anunciou três modelos para diferentes tipos de usuário. O mais simples é voltado para quem quer aliar lista de endereços, agenda de tarefas, versões do Word e do Excel, com recursos reduzidos, e e-mail. O design do iPaq h2210 (R$ 2.299) é moderno. Na cor platina, pesa 120 g e tem 64 Mbytes de memória.
Se sincronizar esse palmtop ao computador, o usuário poderá receber e enviar e-mails. Isso significa que ele vai depender da conexão da internet de seu micro de mesa ou portátil para conseguir acesso a e-mail.
Com um software que acompanha o produto, é possível fazer conexão do tipo Bluetooth com o h2210. Nesse caso, o usuário vai depender de um telefone celular (padrão GSM) para fazer a conexão. Poderá, portanto, acessar a internet e ver sites de notícias. A navegação no sistema Pocket PC, no entanto, é precária, uma vez que os fabricantes de software ainda não criaram programas que permitam abrir sites com textos e imagens verticalizados, caso dos sistemas operacionais Palm OS e Simbian, que fazem parte de palmtops e celulares.
Para usuários que vão a campo com seus palmtops e precisam de conexão, a empresa está oferecendo o h1930 (R$ 1.499), que aceita cartão de memória SD. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Filmadora da JVC grava em alta resolução com fitas mini-DV
Próximo Texto: Panorâmica - Cibercrime: Hacker admite se entregar a autoridades nos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.