São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENDEREÇOS ON-LINE

Internet mostra os 75 anos de história do Vaticano

DA REPORTAGEM LOCAL

Há exatos 75 anos, em 11 de fevereiro de 1929, a cúpula da Igreja Católica e o então ditador italiano Benito Mussolini (1883-1945) assinavam o tratado de Latrão, que criou o Estado do Vaticano.
Se você planeja visitar o país, que além de ser a sede do catolicismo é destino de um grande número de turistas, ou apenas quer saber mais sobre o local, a internet traz informações valiosas.
Comece pelo site oficial do vaticano (www.vatican.va), que tem versões em seis idiomas, inclusive o português.
A página traz a história de todos os santos reconhecidos pela Igreja e a relação do acervo da biblioteca nacional (incluindo o que é conhecido como "arquivo secreto").
O link Santos traz a relação e a foto de todas as pessoas que foram santificadas desde 1982.
A história do país pode ser lida, em espanhol, no endereço www.guiadelmundo.com/paises/vatican/historia.html.
Em Vatican Museuns (mv.vatican.va/3_EN/pages/MV_Home.html) é possível fazer um passeio virtual pelos museus da cidade, incluindo a pinacoteca e a Capela Sistina.
A rádio oficial do Vaticano pode ser ouvida em várias línguas via internet em www.vaticanradio. org. Também é possível fazer o download de gravações -feitas em diversas línguas- e ouvir os pronunciamentos do papa. É preciso ter o programa RealPlayer (9,6 Mbytes; www.realnetworks.com.br) instalado no micro.
Para ouvir a rádio em português, acesse www.vaticanradio.org/portuguese/probra.htm.
Em www.christusrex.org/www1/citta/B-Piazza.html o internauta encontra disponíveis para download fotos que mostram diversos ângulos da praça de São Pedro, localizada em frente à basílica de mesmo nome.
Para ver uma biografia do papa João Paulo 2º, entre em neocatecumenato.sites.uol.com.br/biografiapapa.html. Dividido em categorias, o site conta a história do pontificado, tem muitas fotos para download e versões na íntegra de encíclicas -cartas do papa dirigidas a bispos e, indiretamente, a fiéis do mundo todo mundo. (FB)


Texto Anterior: Criadores de pragas têm motivações políticas
Próximo Texto: Multimídia: Globo.com põe no ar videoclipes inéditos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.