São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gates e caçadora de ETs são destaques da TED

DA REPORTAGEM LOCAL

Para chamar a atenção sobre uma doença tropical, Bill Gates abriu um pote com mosquitos da mesma espécie que transmite a malária. Ele dava uma palestra na elitista conferência TED (tecnologia, entretenimento e design, em português).
O evento, que aconteceu na semana passada, na Califórnia, reúne expoentes de diversas áreas para falarem sobre "ideias que mudam as atitudes, as vidas e o mundo."
"Malária é espalhada por mosquitos. Eu trouxe alguns. Eu vou deixar eles passearem por aí. Não há motivos para que apenas pessoas pobres possam ser infectadas", disse Gates, um dos homens mais ricos do mundo.
Ele deixou o trabalho diário na Microsoft para se dedicar à filantropia. A Fundação Bill e Melinda Gates atualmente patrocina o desenvolvimento de uma vacina para a malária.
O cofundador da gigante dos softwares deixou passar um minuto antes de avisar que aqueles mosquitos eram inócuos.

Piada
Chris Anderson fez piada com a atitude do ícone da empresa produtora do Windows. O curador da TED disse que a manchete para o vídeo da palestra no site seria: "Gates lança mais "bugs" no mundo". "Bugs" pode significar tanto insetos quanto falhas em um programa de computador.
Veja Gates em ação em www.ted.com/talks/bill_gates_unplugged.html.

Caçadora de ETs
Todo ano a conferência aponta vencedores do prêmio TED. Neste ano, uma das vencedoras foi Jill Tarter, diretora do Seti, um instituto que busca por sinais de vida inteligente fora da Terra.
Ela atualmente trabalha em um projeto que vai reunir 350 antenas de telescópio com seis metros de diâmetro cada uma quando estiver concluído.

Música clássica
Outro agraciado com o prêmio foi José Antonio Abreu, economista venezuelano aposentado que criou uma rede para crianças carentes aprenderem música clássica.
A terceira vencedora foi Sylvia Earle, uma oceanógrafa e exploradora de águas profundas que já esteve à frente de 50 expedições.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Aniversário: Com 150 milhões de perfis, Facebook completa 5 anos
Próximo Texto: Google Latitude estreia e já sofre críticas sobre privacidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.