São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Receita faz bacon "explodir" na internet

BANQUETE Quase dois quilos de combinação de carnes suínas viram sensação; encontro Bacon Camp reúne apreciadores

DA REPORTAGEM LOCAL

Junte 900 gramas de bacon em grossas fatias, 900 gramas de linguiça italiana, uma jarra de molho para churrasco e outra de tempero. Em uma superfície grande, comece a fazer camadas com as duas carnes.
Enrole os recheios, embrulhe, em papel alumínio, o grande rolo que as carnes formam e leve ao forno à temperatura de 165º C. Espere cerca de uma hora e prepare-se: você terá em mãos o Bacon Explosion.
Se ainda não explodiu seu estômago -é preciso um pouco de dedicação para fazer a receita-, o Bacon Explosion deve ter pipocado por aí enquanto você navegava na internet.
A receita, criada por Jason Day e Aaron Chronister, ganhou adeptos por ser tão exagerada -mais de 1 milhão de pessoas já viram o BBQ Addicts (www.bbqaddicts.com), principalmente depois de uma matéria no "New York Times".
"Somos caras de computador, gostamos de churrasco e estamos em várias redes sociais. Por conta do blog (www.bbqaddicts.com/blog), muita gente interage, e um dia perguntaram o que poderíamos fazer com bacon em um churrasco. Pensamos bastante, e a ideia surgiu", disse Day em entrevista à Folha.
Para transformar a vontade em comida, a dupla reuniu amigos no fim do ano passado, no Kansas, Estados Unidos.
A receita, que originalmente serve dez pessoas, foi votada em um concurso de churrasco. Depois, foi parar no site do Super Bowl, jogo decisivo do campeonato de futebol americano.
Como a dupla trabalha com tecnologia, o caminho mais óbvio, depois do sucesso, era fazer com que a receita estourasse na internet -dessa forma, eles poderiam atrair anunciantes.
Depois de alguns posts no Twitter, Jason e Aaron tentaram postar no Digg (digg.com; site que agrega links que são votados pelos usuários) e no StumbleUpon (stumbleupon.com); que também agrega links e dá dicas de conteúdo). O link já estava em ambos os sites e, no segundo, permaneceu, na página principal, por três dias.
"As pessoas começaram a mandar fotos e vídeos de seus Bacon Explosions. É incrível ver tanta gente usando nossa receita", disse Day. "Bacon é a comida mais perfeita. Pode tornar qualquer coisa melhor. Uma vez me disseram que você pode dividir o mundo entre pessoas que gostam de bacon e pessoas que gostam de chocolate. Com a receita do Bacon Explosion, as pessoas do bacon falaram mais alto."

Encontro
Para reunir apreciadores da carne, Bubba John criou o Bacon Camp (www.baconcamp.com). A primeira edição, nos EUA, reuniu 1.500 pessoas, que desfrutaram de dois porcos inteiros, 226 quilos de bacon, 181 quilos de gordura de porco e 90 quilos de linguiça. Ninguém passou mal, afirma John.
"Por que o bacon é tão grande na internet? Conte-me você! Ele tem excelente sabor e é uma das carnes que ainda não foram exploradas na cozinha, apenas como ingrediente acrescentado em pratos. Agora as pessoas estão olhando para pratos baseados em bacon", comemorou. (DANIELA ARRAIS)

Grudado no corpo
Para quem gosta de "bacon, tequila e seios", nada melhor do que a combinação da carne na carne; foi assim que surgiu o Bacon Bra, feito por bkusler (flickr.com/photos/briankusler)

SITE SUCULENTO
O Bacolicio.us põe uma fatia da carne em cima de sites, como o Slashdot, de tecnologia. Basta acrescentar o endereço após a URL, como em http://bacolicio.us/http://www.slashdot.com


Texto Anterior: Privado: Firefox 3.1 terá "modo pornô"
Próximo Texto: Para nutricionista, alimento deve ser usado apenas para dar sabor a outros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.