São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boca a boca espalha tema pela rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é uma conversa de comadres, mas é quase isso. Na internet, assim como na vida real, os assuntos passam de boca a boca e, de repente, o que era restrito a um pequeno grupo vira assunto geral.
A diferença é que, na rede, essa conversa é potencializada porque tudo é documentado, armazenado e "linkado", afirma Fred Freitas, professor do Centro de Informática da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Ele desenvolve pesquisa sobre blogs e o fenômeno meme -assunto que se espalha na rede.
"Às vezes tem assuntos que se tornam populares por si sós. E, quando têm o apoio de algum site muito visitado, tornam-se mais populares ainda", diz o professor, tentando explicar por que o bacon virou febre -a reportagem no "New York Times" pode ter alavancado o assunto.
As ligações de blogs, Orkut e Twitter, por exemplo, ajudam a espalhar ainda mais a informação. "Quando a coisa é engraçada, é passada para frente mais rapidamente", diz Alessandro Barbosa Lima, diretor geral da iLife, que analisa mídias sociais. (DA)


Texto Anterior: Para nutricionista, alimento deve ser usado apenas para dar sabor a outros
Próximo Texto: Verbete na Wikipédia é alvo constante de vandalismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.