São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLUBE ON LINE
Reduto de especialistas passa a ser ponto de apoio para quem não consegue resolver falhas no micro
Grupos de usuários dão apoio a micreiro

do "USA Today"

Durante anos, os grupos de usuários atraíram aficionados por computador, oferecendo debates e dividindo informações sobre as mais avançadas máquinas e sistemas operacionais.
Mas, com a queda vertiginosa nos preços dos computadores e com as tecnologias se tornando mais disseminadas, os grupos de usuários estão assumindo um papel mais convencional.
Grupos de usuários são organizações que juntam pessoas interessadas em computador para que aprendam mais sobre tecnologia e para dividir suas experiências. Uma das premissas básicas dos grupos de usuários é que os associados se ajudem nas questões relacionadas à tecnologia.
Anos atrás, grupos de usuários eram formados majoritariamente por especialistas, que pareciam dispostos a gastar um tempo sem fim para ajudar uns aos outros. Hoje, pessoas se associam aos grupos basicamente para se divertir.
Mudança de perfil
Não só a cultura está mudando, mas também as razões pelas quais as pessoas estão se voltando aos grupos de usuários. Tradicionalmente uma fonte de respostas para questões de alta tecnologia, hoje se espera que os grupos de usuários dêem a seus membros uma espécie de auxílio que já foi um dia exclusivo do serviço de assistência técnica dos fabricantes.
"A relativa falta de suporte das companhias ao cliente faz com que muitas pessoas se voltem para os grupos de usuários", diz Chris Sypolt, da Harrison Township, de Michigan. Sypolt afirma que ele costuma se associar aos grupos porque não há outra maneira de usuários avançados terem suas perguntas respondidas.
"Os grupos tendem a ser receptivos também para os novatos", diz Gabriel Goldberg, membro da "Capital PC User Groups" em Washington, D.C.
Segundo ele, uma das razões para essa receptividade é que, nos grupos de usuários, existem pessoas com diferentes níveis de conhecimentos técnicos.

Interesses especiais
Alguns membros têm medo de que o aumento no tamanho dos grupos possa levar a uma diminuição da noção de comunidade.
Essa preocupação fez com que a popularidade dos grupos de interesses especiais (SIGs, na sigla em inglês) aumentasse sensivelmente. Os SIGs são subdivisões dos grupos de usuários, dedicadas a tópicos mais específicos.
"Grupos de interesses especiais ajudam as pessoas a concentrarem seus interesses, já que ninguém se interessa por todos os assuntos", diz Goldberg, que também preside o SIG sobre Internet de seu grupo de usuários.
Por serem específicos, os SIGs tendem a ser pequenos, quase sempre criando vínculos mais fortes entre os membros.
Os temas que eles abrangem vão desde Internet até linguagem de programação Cobol.
"Eu indico os grupos de usuários independentemente de você ser um iniciante ou um profissional", diz Goldberg.
Um bom lugar para começar a procurar é na página da "Associação de Grupos de Usuários de PC" (www.apcug.org).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.