São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WEBBY AWARDS
Especialistas, personalidades e público escolhem os melhores sites da rede mundial de computadores
Veja os vencedores do Oscar da Internet

Reprodução/Folha Imagem
Imagem disponível no site Entropy8, vencedor na categoria Arte, conforme decisão do júri especializado


ADRIANE GRAU
free-lance para a Folha,

em San Francisco
Se é verdade que cada cidade celebra o que faz melhor, o prefeito de San Francisco definiu em uma frase a importância do prêmio Webby, entregue na sexta-feira passada.
"Los Angeles tem o Oscar, New York tem o Tony, mas a base do novo milênio está aqui em San Francisco, que tem o prêmio Webby", resumiu Willie Brown.
A cerimônia de entrega do prêmio máximo da World Wide Web refletiu a criatividade e a irreverência dos criadores dos melhores sites. No palco, um telão mostrava imagens dos cinco sites indicados em cada uma das 19 categorias.
Duas outras telas recebiam imagens de filmes antigos em meio às piadas do comediante Chris McGuire e à trilha sonora anos 70.
Reprodução/Folha Imagem
Tela de abertura do site StarChild, mantido pela Nasa, que ensina astronomia para crianças de 4 a 14 anos


A festa aconteceu no anexo Exploratorium, o museu de ciências interativo de San Francisco (Costa Oeste dos EUA). Os mil assentos do histórico Palace of Fine Arts foram tomados pelas equipes responsáveis pelos sites indicados e pelos jurados.

Em 3D, ao vivo
Quem ficou em casa pôde assistir à transmissão do Voz do Público, uma das modalidades do Webby Awards, com auxílio de óculos 3-D, no site http://www.webbyawards.
"Foi a primeira transmissão em três dimensões via Internet", afirma Tiffany Schlain, 27, produtora e diretora de criação do evento.
Segundo Schlain, o Webby foi criado no ano passado para homenagear sites que mereçam atenção no meio em constante mutação que é a Internet.
Um júri de 95 especialistas e celebridades escolheu um entre os cinco sites indicados pela equipe da extinta revista "Web".
Houve 100 mil votos do público para eleger os melhores do Voz do Público.
O público discordou dos escolhidos pelo júri em quase todas as categorias.

Agradando a todos
Apenas três sites receberam prêmios de ambos: na categoria Cinema, com o Internet Movie Database; em Política, com o CNN/Time AllPolitics; e em Esquisito, com o engraçado Bert is Evil!.
Participando da categoria Comunidade, o engenheiro de computação e co-inventor da "VRML" (linguagem de programação) Mark Pesce votou no site de fóruns de discussão The Well.
O Well foi criado há 13 anos, tendo sido um dos primeiros provedores comerciais de acesso à rede. "As pessoas ligavam de outros países pagando o interurbano", afirma Gail Williams, diretora de Conferências e Projetos Comunitários do The Well.
Ela foi receber o prêmio acompanhada por Jennifer Long, a designer que criou o novo visual do site.
"Em 1990, quando ninguém sabia o que era a Internet, eu ficava com vergonha de contar para os meus amigos que às vezes eu chorava de raiva na frente do computador por causa de uma discussão com alguém que estava do outro lado do planeta", lembra Gail Williams.
"Vir ao Webby é assumir em público o que já foi um segredo."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.