São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerra dos minibrowsers começa quente

PEQUENINOS - Microsoft, Google, Yahoo! e Mozilla lançaram, nas últimas semanas, aplicativos e melhorias para a internet móvel

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A guerra dos navegadores chegou a um campinho de batalhas, que, apesar do diminutivo, é um filão promissor: os celulares inteligentes (smartphones) e os computadores de mão.
Nas últimas semanas, a Mozilla Org. lançou uma nova versão do Minimo (www.mozilla.org/projects/minimo), enquanto a Microsoft anunciou o Deepfish (labs.live.com/deepfish), em fase de testes fechados. Esses minibrowsers são navegadores para portáteis e têm a difícil missão de adaptar os sites e os recursos da internet para as pequenas telas.
Segundo pesquisa da Media-screen, nos EUA, 49% dos usuários de internet móvel citam a telinha como um empecilho para a utilização, e 26% dos que têm equipamentos compatíveis com internet móvel colocam o mesmo motivo como uma barreira ao recurso.
A maioria dos sites é pensada para monitores bem maiores que os visores dos equipamentos de mão. Muitas vezes, as páginas normais aparecem desarrumadas quando acessadas por celulares. Mas também há páginas desenhadas especialmente para visualização nas telinhas.

Opções
O Minimo é a versão pequena do Firefox e conta com recursos como navegação por abas e suporte a RSS (fontes de notícias), além de uma página inicial com links do usuário e buscador. É gratuito e funciona com o Windows Mobile 5.0 e superiores.
O Deepfish, da Microsoft, recria a página acessada em tamanho pequeno, mas possui um recurso de zoom. Também conta com memorização de páginas navegadas, para acelerar o carregamento e o acesso aos favoritos.
O navegador Opera também tem modelos para uso em portáteis. O Opera Mobile tem versões para Windows Mobile e outros sistemas operacionais, oferece recursos complexos e custa US$ 24. O Opera Mini serve para celulares mais simples e é gratuito. Ambos podem ser vistos em www.opera.com/products/mobile.

Sites otimizados
Quem já conta com um mecanismo de acesso à internet instalado no portátil pode aproveitar sites simples, feitos especialmente para as telinhas e que dispensam os gráficos.
Para usar as ferramentas do Google, digite mobile.google.com no navegador. Ele abre uma janela de busca e traz links para notícias e para o Gmail.
O site para telinhas do Yahoo! está em m.yahoo.com e, além do buscador, oferece acesso a recursos como Flickr e Yahoo! Messenger para portáteis.
A Microsoft tem o m.live.com/search, que faz buscas na internet, pesquisa notícias e confere o serviço de blog Live.spaces.
A Wikipédia também já foi formatada para portáteis. Em celulares, o endereço de acesso é wapedia.mobi/pt para a versão em português dos artigos.
Quem quer ver os vídeos do YouTube nos aparelhinhos pode recorrer ao tinytube.net.
Para se acostumar a esses serviços, acesse-os por um navegador comum. E fique atento ao usá-los em portáteis, já que o acesso à internet por esses dispositivos costuma ser caro.


Texto Anterior: Deixe o ícone do pendrive com a sua cara
Próximo Texto: "Outlook do Linux" chega ao Windows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.