São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermáquina com 4 chips tem ótima performance para jogos

Alta velocidade do núcleo quádruplo, porém, é brecada em tarefas simples

Bruno Miranda/ Folha Imagem
Computador Hércules, da AVC, que é equipado com processador de quatro núcleos da Intel


JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os computadores de ponta de hoje contam com processadores de vários núcleos. O mais comum são os micros com dois processadores (dual core), mas a próxima geração de PCs com vários cérebros já está à disposição dos fanáticos por tecnologia.
A Folha avaliou com exclusividade o processador Intel Core 2 Extreme QX6700. O "Q" no nome lembra o quarteto de chips de 2.66 GHz que ele carrega.
A máquina testada, com 2 Gbytes de memória e placa gráfica ATI Radeon X1900, trouxe condições extraordinárias para a exibição de jogos em 3D e a realização de tarefas simultâneas.
Lembre-se que o desempenho do PC não depende apenas da velocidade do processador: a performance dos chips é relacionada ao desempenho da placa gráfica, da velocidade do disco rígido e da quantidade de memória.

Mão na massa
Nos testes, o QX6700 teve seu desempenho provado com o game Battlefield 2142, título de tiroteio futurista que exige bastante poder de fogo da máquina.
A combinação do chip QX6700 com a placa Radeon X1900 permitiu gráficos impecáveis e eliminou qualquer espera para carregar. Texturas e efeitos de iluminação foram reproduzidos com realismo e até mesmo a instalação do game, que ocupa mais de 1,6 Gbyte no disco rígido, ocorreu em poucos minutos.
Também testamos o Ice Storm Fighters, título que, segundo a fabricante, foi programado especialmente para funcionar em máquinas quad core. Os resultados foram igualmente impressionantes, mostrando que os PCs podem disputar o reinado da jogatina em pé de igualdade com os videogames de última geração.
O conjunto conseguiu 7.161 pontos no software de avaliação PCMark. Desktops com configurações comuns, com processadores de núcleo único de 3 GHz, alcançam cerca de 3.000 pontos.
A máquina veio com disco rígido de 120 Gbytes e Windows Vista Ultimate. Tarefas como cópia e gravação de DVDs e tratamento de imagens com o Photoshop foram realizadas simultaneamente e com rapidez.
Em tarefas isoladas, no entanto, não houve uma diferença significativa em relação ao desempenho de um processador de núcleo duplo. O tempo gasto para copiar filmes de DVDs para o disco rígido, por exemplo, foi parecido em máquinas com dois e com quatro núcleos.
Para copiar um filme de 154 minutos, o QX6700 e seu quarteto de 2.6 GHz foi apenas seis minutos mais veloz do que um Mac Intel com dois chips de 2 GHz.
Diferença semelhante foi apontada na transferência de 2 Gbytes de documentos variados de um pendrive para o disco rígido. A explicação para essa paridade é a limitação de velocidade dos drives de DVD e dos cabos USB, que amarram o quad core.

Trator
A performance de alto nível cobra o seu preço: as máquinas com chips quad core precisam de um sistema de refrigeração avançado e de um gabinete com espaço interno generoso. Por essa razão, consumem mais energia e são mais barulhentas.
A máquina de testes precisou de cinco ventoinhas grandes para manter o processador no nível dos 50øC, de acordo com medição do software SpeedFan.
É possível regular a velocidade dos ventiladores e, assim, reduzir os ruídos quando a máquina não está funcionando com a sua capacidade máxima. O calor gerado pelo atual chip de quatro núcleos da Intel ainda impede que ele seja usado em máquinas de tamanhos comum ou em notebooks.
Pré-produção
A placa-mãe do micro testado é uma versão pré-produção do modelo D975XBX2. Isso quer dizer que o dispositivo ainda não está totalmente pronto para o mercado e, segundo a fabricante, pode apresentar características diferentes das vistas na versão final. Esse detalhe pode ser o motivo para o barulho exagerado do sistema de refrigeração.
O modelo QX6700 é totalmente baseado no processador de núcleo duplo Core 2 Extreme X6800. Os especialistas mais maldosos dizem que é como se a Intel tivesse juntado dois processadores de núcleo duplo com fita Durex.
Por isso, é praticamente certo que seu reinado seja curto. Em breve, a Intel deve lançar modelos especialmente desenhados para quatro núcleos, como já fez antes com os sistemas de dois núcleos, quando substituiu a linha Pentium D pela Core Duo.
A AMD também já anunciou que está na briga, lançando uma placa-mãe especial que abriga dois pares de processadores.
Nos EUA, o QX6700 pode ser encontrado por cerca de US$ 1.000, quando vendido separadamente. Máquinas para gamers, como as das linhas Dell XPS e Alienware, também contam com a novidade. Nos países ricos, máquinas quad core estão disponíveis desde o começo deste ano.
No Brasil, o chip ainda não tem previsão de preço.


Texto Anterior: Teste USP: Monitor LCD de tela larga oferece bom tempo de resposta
Próximo Texto: Canal aberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.