UOL


São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Handspring é vendida por US$ 169 mi

DA REPORTAGEM LOCAL

A Palm anunciou na semana passada a aquisição da concorrente Handspring por US$ 169 milhões. As empresas devem se fundir em uma nova companhia, cujo nome ainda é desconhecido.
O objetivo da Palm é aumentar mais sua fatia no mercado de micros de mão. A empresa vem perdendo espaço para equipamentos licenciados com o sistema Pocket PC. Apesar de manter a liderança nos EUA, onde diz deter mais de 80% do total de palmtops, o mesmo não ocorre mundialmente.
De acordo com o instituto Gartner Group, a Palm detém 36,8% do mercado em todo o mundo. A empresa vendeu 4,4 milhões de palmtops no ano passado, o que representa uma queda de 12 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Mesmo com esse decréscimo, a Palm está na frente da HP, responsável por 13,5% do mercado mundial em 2002. A companhia também vendeu menos em 2002, registrando queda de 3,4% em relação ao período anterior.
A Sony, que vende seus micros de mão com o sistema Palm OS, saltou de 3,8%, em 2001, para 11%, em 2002. As vendas da Handspring apresentaram queda sensível no ano passado, apesar do crescimento de palmtops com telefone. Em 2002, a empresa registrou alta de 5,8% no modelo Treo (telefone com palmtop).
Na concorrência entre os sistemas Palm OS e o Pocket PC, o primeiro totalizou 6,7 milhões de unidades, ou seja, 55,2%, em 2002.


Texto Anterior: Micro de mão: Palm aposta em Zire com som e imagem
Próximo Texto: Palmtop com Pocket PC é leve
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.