UOL


São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Softs amadores são ineficazes

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto o Fast TCP não chega, os usuários que desejam aumentar a velocidade de suas conexões à internet se deparam com promessas de veracidade duvidosa: segundo os fabricantes de alguns programas, é possível acelerar a navegação em até 300%. Mas esses programas não funcionam.
Uma das técnicas empregadas pelos softwares de aceleração -manipular a memória cache do navegador, que guarda elementos das páginas já acessadas pelo PC- pode até causar problemas (o usuário não consegue ver as atualizações dos sites).
Além disso, boa parte dos programas do gênero traz componentes parasitas (spyware), que podem exibir anúncios no micro ou coletar dados pessoais do usuário. Uma exceção é o gerenciador de downloads GetRight (www.getright.com), que realmente pode acelerar a transferência de arquivos para usuários que possuem conexões de banda larga (cable modem ou DSL).
Como permite "puxar" vários trechos de um arquivo ao mesmo tempo, o programa consegue burlar o limite de velocidade estipulado por alguns sites. (BG)


Texto Anterior: Tecnologia: Novo sistema promete turbinar a internet
Próximo Texto: Lazer: Internet mapeia rodeios e peões do Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.