São Paulo, quarta-feira, 11 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memoriais homenageiam vítimas e sites têm programação para hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Após os ataques que ganharam grande repercussão na internet, foi a vez de a rede prestar homenagem às vítimas. Surgiram então centenas de sites com memoriais.
São páginas que, na maioria das vezes, trazem listas dos nomes dos mortos com fotos e pequenas biografias. Servem também para fazer doações.
Uma lista das vítimas, com fotos e pequenas biografias, está em www.hopeinaction9-11.org/Memorial.html. A página traz cronologia dos acontecimentos e programação das comemorações. Um tributo às vítimas das torres, com fotos, lista os nomes em ordem alfabética em http://photoarray.tripod.com/wtc.
Para deixar preces ou fazer doações às famílias dos policiais e bombeiros mortos no dia 11, vá a www.9-11memorial.org/about.cfm. As vítimas do vôo 93, que saiu do aeroporto de Newark (Nova Jersey), com destino a San Francisco, e caiu na Pensilvânia, têm um memorial em http://flight93.org/index.html. Reúne cronologia, relatos de familiares dos mortos e notícias divulgadas na época.
As tripulações dos quatro aviões que caíram no dia 11 também ganharam um memorial na rede em www.afanet.org/memoriam.htm. O site de abertura traz links para cada nave com fotos e pequena biografia de cada membro.
Com links para outros memoriais e lista com o nome das vítimas em ordem alfabética, o Sept11thMemorial.com (www.sept11thmemorial.com) reúne homenagens e permite postar mensagens.
O internauta pode comprar salva-telas com fotos de alta resolução para homenagear as vítimas em www.ctlegalguide.com/SlideShow/slideshow.htm por US$ 10. A Autoridade Portuária de Nova York também criou um cibermemorial para seus mortos em www.portauthoritypolicememorial.org.
Hoje, em www.gothamgazette.com/rebuildingnyc, há bate-papo ao vivo com psicólogos para discutir os ataques de 2001. Veja ainda links para os projetos de reconstrução do Ponto Zero e calendário com toda a programação hora a hora das comemorações. O primeiro evento está agendado para as 7h com uma cerimônia dos American Indian Artists (www.amerinda.org).
Das 10h às 16h, o Jardim Botânico de Nova York (www.nybg.org/events/celebrationoflife.html) promove atividades com crianças para plantar bulbos. Das 10h às 16h, no Medieval Sculputure Hall do Metropolitan Museum of Art, acontecem os concertos "Music of Remembrance" e "Voices of Inspiration" (www.metmuseum.org, clique em Calendar para ver mais detalhes).
Leitura silenciosa, meditação e escrita fazem parte da programação da Poets House (http://poetshouse.org/progcoming.htm), das 11h às 19h.
Fazer bonecas como terapia para ajudar crianças e adultos a superar traumas dos ataques é a proposta do Museu da Boneca e do Brinquedo (www.dollandtoymuseumofnyc.org) das 11h às 13h. O September Concert (www.septemberconcert.org/schedule.html), inspirado no francês La Fête de la Musique, vai das 12h às 22h e reúne vários gêneros. (MZ)


Texto Anterior: Páginas retratam luta de grupos muçulmanos
Próximo Texto: Ódio aos EUA é tema de discussão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.