São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina dificulta acesso à rede

DA REPORTAGEM LOCAL

O PC Metron com Linux promete solucionar uma das principais dificuldades enfrentadas pelos usuários desse sistema operacional: a configuração do modem, que é relativamente difícil e nem sempre dá certo.
Como o computador traz o Linux instalado de fábrica, o modem já vem funcionando.
A Metron optou por um modem do tipo "soft", que não tem chip próprio (depende da CPU). Como geralmente só funcionam no Windows, os modems desse tipo são chamados de winmodems.
Fazer um winmodem funcionar no Linux é uma proeza técnica, mas o resultado prático é ruim: durante os testes realizados, o computador obteve péssimo desempenho de navegação. Além de ser irritantemente lento, seu modem frequentemente derruba a conexão com a internet.
Outro problema surge na hora de configurar a conexão (indicar o número do provedor de acesso). O PC Metron com Linux traz um atalho na área de trabalho, mas, ao abri-lo, surge um programa discador do provedor Terra.
O usuário tem direito a dois meses de acesso gratuito pelo Terra, mas quem já usa outro provedor, pago ou gratuito, fica desnorteado: o manual não explica como criar e usar uma conexão que não seja a do Terra. Para fazer isso, é preciso clicar no botão K (equivalente ao Iniciar do Windows), selecionar a opção Executar, digitar kppp e clicar em Configuração e Nova na janela exibida. (BG)


Texto Anterior: Hardware: PC com Linux é acessível, mas decepciona
Próximo Texto: Verão: Acessório protege PC contra descarga elétrica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.