São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Próximo Texto | Índice

CES 2005

Em Las Vegas, toca-MP3 estavam em toda parte e empresas mostraram que procuram facilitar uso dos aparelhos

Som digital tenta conquistar as massas

DA ASSOCIATED PRESS

No seu bolso, um aparelho que carrega 10 mil músicas. Na internet, milhões de canções disponíveis a um clique. É o maravilhoso mundo do som digital, que ressoará bilhões de dólares, desde que consiga ganhar as massas.
Esse parece ser o objetivo das empresas presentes na CES (Consumer Electronics Show, www.cesweb.org), a maior feira de produtos eletrônicos do mundo, realizada em Las Vegas na semana passada. Era impossível caminhar pelos corredores do Las Vegas Convention Center e dos hotéis participantes do evento -que reuniu mais de 2.400 empresas- sem tropeçar em anúncios de sistemas de som digital.
As novidades incluem, por exemplo, um aparelho da Sonos (www.sonos.com) que permite tocar música em toda a casa -mesmo diferentes canções em diferentes ambientes-, controlando tudo remotamente, sem fio.
O crescente público das rádios transmitidas por satélite ganhou novos aparelhos, e veteranos na área, como a Creative Labs (www.creative.com) e a iRiver América (www.iriveramerica.com), apresentaram novos tocadores de música digital.

Crescimento
Já a fabricante de câmeras Olympus (www.olympus.com) mostrou um tocador de mídia que tira e exibe fotos, além de tocar músicas.
Por sinal, o som digital não é apenas para canções -há, por exemplo, audiolivros, como os lançados pela Audible.com (www.audible.com). E, aproveitando a crescente popularidade das rádios via internet, a iRiver (www.iriver.com) apresentou um aparelho que pode pegar conteúdo da AudioFeast (www.audiofeast.com).
"O mundo do som digital está crescendo hoje em um ritmo tão rápido quanto cresceu o dos PCs nos anos 80", afirmou Bill Gates, fundador da Microsoft. Ele acredita que em 2010 todos os sistemas de áudio serão digitais.
Apesar de todo o destaque para o som digital, a empresa que iniciou essa explosão musical não estava presente na CES. A Apple preferiu os holofotes da MacWorld. Mas sua influência podia ser notada em toda a parte, com várias empresas apresentando acessórios para o tocador.
Para quem não gosta dos portáteis e não quer saber de manuais, a Thomson (www.thomson.net) lançou um CD player com bandeja para cinco discos que converte as músicas automaticamente para um formato comprimido e as transfere para um toca-MP3 -tudo sem usar o micro.


Próximo Texto: Aparelhos que tocam tudo são atração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.