|
Próximo Texto | Índice
CES 2005
Em Las Vegas, toca-MP3 estavam em toda parte e empresas mostraram que procuram facilitar uso dos aparelhos
Som digital tenta conquistar as massas
DA ASSOCIATED PRESS
No seu bolso, um aparelho que
carrega 10 mil músicas. Na internet, milhões de canções disponíveis a um clique. É o maravilhoso
mundo do som digital, que ressoará bilhões de dólares, desde
que consiga ganhar as massas.
Esse parece ser o objetivo das
empresas presentes na CES (Consumer Electronics Show, www.cesweb.org), a maior feira de produtos eletrônicos do mundo, realizada em Las Vegas na semana
passada. Era impossível caminhar
pelos corredores do Las Vegas
Convention Center e dos hotéis
participantes do evento -que
reuniu mais de 2.400 empresas-
sem tropeçar em anúncios de sistemas de som digital.
As novidades incluem, por
exemplo, um aparelho da Sonos
(www.sonos.com) que permite
tocar música em toda a casa
-mesmo diferentes canções em
diferentes ambientes-, controlando tudo remotamente, sem fio.
O crescente público das rádios
transmitidas por satélite ganhou
novos aparelhos, e veteranos na
área, como a Creative Labs
(www.creative.com) e a iRiver
América (www.iriveramerica.com), apresentaram novos tocadores de música digital.
Crescimento
Já a fabricante de câmeras
Olympus (www.olympus.com)
mostrou um tocador de mídia
que tira e exibe fotos, além de tocar músicas.
Por sinal, o som digital não é
apenas para canções -há, por
exemplo, audiolivros, como os
lançados pela Audible.com
(www.audible.com). E, aproveitando a crescente popularidade
das rádios via internet, a iRiver
(www.iriver.com) apresentou
um aparelho que pode pegar conteúdo da AudioFeast (www.audiofeast.com).
"O mundo do som digital está
crescendo hoje em um ritmo tão
rápido quanto cresceu o dos PCs
nos anos 80", afirmou Bill Gates,
fundador da Microsoft. Ele acredita que em 2010 todos os sistemas de áudio serão digitais.
Apesar de todo o destaque para
o som digital, a empresa que iniciou essa explosão musical não
estava presente na CES. A Apple
preferiu os holofotes da MacWorld.
Mas sua influência podia ser notada em toda a parte, com várias
empresas apresentando acessórios para o tocador.
Para quem não gosta dos portáteis e não quer saber de manuais,
a Thomson (www.thomson.net) lançou um CD player com
bandeja para cinco discos que
converte as músicas automaticamente para um formato comprimido e as transfere para um toca-MP3 -tudo sem usar o micro.
Próximo Texto: Aparelhos que tocam tudo são atração Índice
|