São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falhas mostram desafio do setor

DA REUTERS

Bill Gates, fundador da Microsoft (www.microsoft.com), gosta de dizer que esta é a década em que o estilo de vida digital vai florescer -e voltou ao ponto em sua conferência na abertura da CES.
Até pode ser, mas os aparelhos digitais precisam conseguir funcionar juntos. Não foi o que aconteceu na visionária apresentação de Gates, que foi interrompida duas vezes por causa de falhas nos sistemas. "Neste exato instante, nove pessoas estão sendo demitidas digitalmente", brincou o comediante Conan O'Brien, que entrevistava Gates ao vivo quando caiu a apresentação de um sistema de entretenimento doméstico.
As paradas ocorreram por causa de problemas de comunicação entre os programas da Microsoft e o sistema de transmissão sem fio do hotel, onde a palestra aconteceu, segundo técnicos do local.
As falhas sublinharam um dos grandes problemas da indústria: fazer produtos funcionarem direito quando ligados a aparelhos de outros fabricantes.
"Há opções demais e muitos padrões diferentes", destacou Craig Barret, presidente da Intel, que também fez uma palestra na CES.
Nos EUA, por exemplo, as empresas telefônicas se preparam para oferecer serviços de vídeo, enquanto as operadores de TV a cabo também vendem serviços telefônicos. "Quem conseguir integrar melhor os serviços é que vai vencer", disse Randall Stephenson, da SBC Communications (www.sbc.com), que planeja lançar um sistema de TV via internet que irá se somar aos seus serviços de voz e de dados.
Como tudo isso será regulamentado, nem as agências da área parecem saber. Por enquanto, ficar fora do caminho da indústria é a linha adotada pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA, segundo disse seu presidente, Michael Powell, em palestra realizada durante a feira.


Texto Anterior: Games fazem jogador malhar
Próximo Texto: MacWorld: Micro de US$ 500 é destaque em San Francisco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.