São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Em testes, Windows AntiSpyware acha menos ameaças que concorrente

Microsoft investe contra spyware

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Após incluir um firewall no pacote SP2 de atualização do Windows XP, procurando melhorar a segurança do sistema, a Microsoft lança agora um produto gratuito para combater spywares (programas espiões que roubam informações pessoais) e desmascarar páginas da internet que escondam códigos maliciosos.
Testado pela Folha, o Microsoft Windows AntiSpyware tem tela de apresentação amigável e fartura de opções para varredura do sistema. Mas a versão de testes oferecida pela empresa na internet detectou menos ameaças do que um software concorrente, também gratuito, o Ad-Aware.
A empresa de Bill Gates afirmou que o programa não concorrerá diretamente com os antivírus tradicionais, como Symantec Norton e McAfee VirusScan, mas que a criação de um programa próprio para combater vírus não está descartada. "Nós teremos um antivírus independente que poderá ser vendido pela Microsoft, mas não é isso que estamos anunciando hoje", afirmou Rich Kaplan, vice-presidente da unidade de segurança da Microsoft.
O programa já pode ser baixado gratuitamente em www.microsoft.com/athome/security/
spyware/software/default.mspx
.
Nesse endereço, o usuário também encontra um vasto material que explica como os programas espiões agem e o que é preciso para evitá-los.
Antes do download, o site da Microsoft sugere que o usuário realize um teste de autenticidade do Windows (Genuine Windows Validation), mas é possível pular essa etapa clicando na opção No, do not validate Windows at this time, but take me to the download.
Após a instalação do Windows AntiSpyware, o programa exibirá um assistente que perguntará se o sistema automático de atualização deve ser ativado e se o usuário deseja que o Windows AntiSpyware proteja o micro em tempo real. O ideal é ativar as duas opções selecionando Yes.
Feito isso, basta iniciar a varredura no disco rígido. Para tanto, selecione a opção Full System Scan. A varredura será mais demorada, mas tende a ser mais eficiente, pois examinará todas as pastas e drives do PC.
No canto esquerdo superior do programa, há o ícone para acessar as Advanced Tools. Clique nele e experimente usar o Tracks Eraser, que apagará as informações sobre páginas visitadas e senhas armazenadas pelo navegador e por programas sujeitos a invasões, como o KaZaA e o Outlook.

Reprovado no teste
Para testar a eficiência do Windows AntiSpyware, a reportagem da Folha comparou os desempenhos do programa da Microsoft e do Ad-Aware SE Personal (disponível gratuitamente em www.lavasoft.com).
Na varredura realizada na primeira máquina, a ferramenta da Microsoft encontrou sete ameaças, enquanto o Ad-Aware detectou 41 objetos infectados. Na segunda máquina, o Windows AntiSpyware encontrou 15, contra 86 detectados pelo Ad-Aware.
No teste, apenas um programa foi instalado por vez e depois da varredura nenhum dos spywares foi apagado. Vale lembrar que o software da Microsoft é uma versão de testes.


Texto Anterior: AVG tem nova versão gratuita
Próximo Texto: Fusca de corrida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.