UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelhos oferecem mais recursos

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Sony Ericsson lançou vários modelos de celulares para operadoras que usam o sistema GSM. Alguns já tinham sido mostrados no ano passado, mas não estavam disponíveis para compra.
É o caso do T300 e do P800, que foram testados pela Folha. Ambos permitem tirar fotografias.
O primeiro vem com uma câmera -a CommuniCam MCA-25, de design semelhante ao do telefone. Ela pode ser acoplada ao plugue usado para carregar a bateria. As imagens ficam armazenadas na câmera e podem ser transportadas para o celular.
Para tirar fotos, basta apertar o botão lateral e surgirá uma tela com três opções. Se escolher a primeira, "Tirar fotos", a tela do aparelho permite visualizar o objeto a ser fotografado. Não há muita definição, ou seja, o que se vê assemelha-se a um borrão. Pode-se, porém, usar o próprio visor da câmera. Depois de clicar, é possível escolher entre gravar (na câmera), enviar (por e-mail ou MMS) e duas opções de enquadramento.
A resolução máxima da câmera é 640x480 pontos. Se capturar uma imagem nessa resolução para enviá-la por MMS, o tamanho do arquivo é 45 Kbytes.
É possível reduzir a resolução para 320x240, 160x120 ou 80x60.
Ao enviar uma imagem de 640x480, uma tela avisa que o tamanho é grande demais para enviá-lo por MMS. O tempo de envio pode levar mais de um minuto. Esse tempo depende da área de cobertura da operadora.
Em testes realizados no centro de São Paulo, no último dia 7, o envio de imagens funcionou razoavelmente. Em algumas tentativas para mandar a foto por MMS, falhou a operação. A foto também pode ser transportada para outro telefone por sistema de infravermelho.
O P800 é um híbrido de telefone celular e computador de mão. A câmera fotográfica está embutida na parte traseira do equipamento. Uma pequena haste de plástico, localizada na lateral direita, faz o papel de caneta para operar a tela sensível ao toque.
O menu de opções mostra outro recurso: reprodução de videoclipes, que podem ser enviados por e-mail, Bluetooth, infravermelho e MMS.
A câmera embutida é a CommuniCam. A tela do micro de mão permite ver o objeto a ser fotografado com mais nitidez.
Há também mais recursos. Dá para escolher se vai tirar fotos usando a luz do dia ou em locais de pouca luz.
A resolução máxima chega a 640x480 e pode ser alterada para 320x240 ou 160x120. Nesta última, é possível tirar mais de 400 imagens. O tamanho do arquivo cai para 4 Kbytes. Se escolher a 640x480, o tamanho da imagem vai para 56,1 Kbytes.
O manuseio do P800 para tirar fotos é confortável. O usuário pode utilizar apenas uma das mãos, se quiser.
A opção de transportar imagens pela tecnologia Bluetooth funcionou bem com aparelhos de outra marca. Depois de ativar o recurso, o P800 procurou um celular da Nokia e encontrou o modelo. A transferência de uma imagem de cerca de 50 Kbytes não leva mais do que um minuto.


Texto Anterior: Diversão
Próximo Texto: Modelo que grava vídeo chega à Europa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.