UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Word e Excel exibem pouca evolução

ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

Ao apresentar o Office 2003, a Microsoft deu muito destaque à compatibilidade do pacote com a linguagem de programação XML (Extended Markup Language).
Na prática, a XML não é tão relevante. Em primeiro lugar, os programas do Office continuam a usar como padrão os formatos de arquivo da Microsoft (DOC, XLS e PPT). Existe a opção de salvar documentos em XML, mas, para usuários individuais, ela é pouco atraente -no caso do editor de textos, por exemplo, o formato RTF continua sendo o melhor.
A compatibilidade com XML permite aplicar máscaras lógicas a documentos do Office. Como essas máscaras, que se chamam XML Schemas, podem ser criadas por qualquer programador, talvez haja muitas delas no futuro.
Mas, atualmente, sua utilidade fora do ambiente empresarial é pífia. Ao demonstrar as XML Schemas no Word, por exemplo, a Microsoft mostrou uma máscara que avisava o usuário de que o título do seu texto estava grande demais -algo bem pouco útil.
O Word e o Excel, por sinal, evoluíram pouco: tirando mudanças sutis na interface gráfica e a compatibilidade com XML, a principal mudança aparente nesses programas é a possibilidade de inserir, no canto direito da tela, um campo de busca para informações contidas na internet (pesquisa de sites, dicionários etc.), o que não é tecnicamente inovador.
O PowerPoint ganhou um recurso que ajuda o usuário a gravar uma apresentação em CD. Quando a função é acionada, o programa gera um disco contendo a apresentação em si, um software visualizador (para que o CD possa ser visto em micros sem o PowerPoint) e um arquivo que abrirá a apresentação automaticamente quando o CD for lido.
O editor de sites FrontPage recebeu uma melhoria: a possibilidade de dispor com precisão os elementos de páginas, driblando os desalinhamentos frequentemente impostos pela linguagem HTML. Embora não seja tecnologicamente inovador (o Adobe GoLive já o possui), esse recurso é útil. O FrontPage traz um sistema similar ao 360 Code, que faz parte do GoLive e evita que edições manuais no código HTML sejam estraçalhadas pelo programa. (BG)


Texto Anterior: Recurso permite controlar uso de documentos
Próximo Texto: Imposto de renda: Programa para declaração traz novas exigências para instalar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.