São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Webcam faz vídeo com ótima qualidade

COMUNICAÇÃO Câmera, com lentes de alta qualidade que têm impacto no custo, é recomendada para videoconferências

MARIA DA GRAÇA PIMENTEL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Chega ao mercado brasileiro a webcam QuickCam Pro 9000, da Logitech. Com lentes da renomada empresa Carl Zeiss, foco automático, adequação a diferentes situações de luminosidade e alta resolução, a câmera permite o registro e o compartilhamento de fotos e vídeos de excelente qualidade, além do uso de divertidos efeitos e filtros (Video Effects).
O aparelho é uma ótima opção para profissionais que fazem uso constante de chamadas com vídeo e videoconferência -a imagem é muito nítida.
Umas das qualidades da câmera é a adaptação automática a diferentes situações de luminosidade (abrangendo baixa luminosidade), resultado do uso da tecnologia RightLight2. Os testes realizados produziram imagens com alto grau de nitidez e excelente luminosidade mesmo em situações com pouca luz -no teste, a iluminação proveniente apenas do próprio laptop foi suficiente para permitir a captura da imagem do rosto do usuário.

Resolução da imagem
A câmera é capaz de capturar vídeo com alta definição, gravando até 30 quadros por segundo com tamanho de 1.600x1.200 pixels. Pode também utilizar resoluções mais baixas, o que é útil em alguns casos -para o envio por e-mail, por exemplo.
Como outras webcams, essa também apresenta um certo atraso da imagem em relação ao movimento -por exemplo, não há um completo sincronismo entre fala e movimento dos lábios. Assim, a imagem apresenta um efeito fantasma quando são realizados movimentos rápidos. Isso ocorre mesmo quando em modo de gravação de vídeo sem transmissão via internet.

Lentes e Foco
As lentes Carl Zeiss são, certamente, um chamariz para qualquer freguês. Diferentemente de outras webcams encontradas no mercado, essa é capaz de enquadrar uma área ampla do ambiente -bem mais do que apenas o rosto do usuário. A focalização de objetos posicionados bem próximos da câmera é surpreendente. Numa chamada via Skype realizada durante o teste, foi possível ao usuário remoto ler as letras menores na caixa do produto posicionando a câmera a apenas 10 cm da caixa.

Som
A webcam possui um microfone embutido com boa qualidade de som. O volume de gravação deve ser ajustado manualmente de acordo com o volume da voz. Como ocorre com qualquer microfone, um aumento brusco do volume pode gerar distorções na gravação. O software QuickCam permite o uso de um dispositivo de cancelamento de eco e outro de supressão de ruído de fundo. No teste realizado, foram obtidos bons resultados, mesmo sem usar esses dois recursos. O fabricante recomenda que as caixas de som do computador sejam posicionadas longe do microfone para não gerar efeito de eco nas chamadas via internet. No teste realizado com laptop, nem mesmo a proximidade do microfone com as saídas de som do aparelho comprometeu o resultado.

Recursos do software
O software é fácil de usar, com várias guias que permitem o ajuste de parâmetros da imagem, do som, além da escolha de recursos de efeitos de vídeo, entre outras opções. Um dos recursos do software é habilitar o rastreamento automático do rosto, o que faz com que ocorram mudanças automáticas de enquadramento caso o usuário se movimente.
O software QuickCam apresenta a possibilidade de alterar a imagem captada por meio do uso de diversos tipos de filtros, colocação de acessórios de rosto (como óculos, máscaras, nariz de porco etc.), máscaras de vídeo (na qual os olhos e a boca do usuário aparecem em imagens de cachorros, Mona Lisa, Lua etc.) e avatares (animações que acompanham -nem sempre com muita fidelidade- os movimentos de lábios, olhos e sobrancelhas do usuário).
Essa é uma possibilidade divertida, especialmente para brincar com os amigos, mas que não justifica, por si só, a compra do produto. Os Video Effects não podem ser utilizados nas resoluções mais alta. A câmera apresentou um desempenho bastante satisfatório nos sistemas recomendados pela fabricante: Windows XP e Vista -porém, no Vista, a instalação do driver foi solicitada toda vez que o sistema era reiniciado, mesmo depois de ter sido concluída com sucesso.
O fabricante recomenda operar a webcam em computadores com processador Pentium 4 de 2,4 GHz e 256 Mbytes de RAM, ou configuração superior (no caso de Windows XP), ou Pentium 4 de 2,8 GHz e 1 Gbyte de RAM, ou configuração superior (com Windows Vista).


MARIA DA GRAÇA PIMENTEL é doutora pela Universidade de Kent, na Inglaterra, e docente do Departamento de Ciências de Computação da USP


Texto Anterior: Estande
Próximo Texto: Celular chinês, vendido na Santa Ifigênia, sintoniza TV analógica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.