São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2004

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DICAS

Aprenda a fazer marca-d'água

Saiba utilizar melhor os recursos do Word

DA REPORTAGEM LOCAL

O processador de textos Word tem muitos recursos que podem ajudar a sofisticar a aparência de um texto ou um relatório.
Uma dica básica para qualquer usuário é gravar o texto assim que o arquivo é criado (na barra de ferramentas, há um botão no formato de um disquete).
Na primeira vez, o programa vai perguntar onde o arquivo deve ser gravado. Dependendo da versão do sistema Windows, ele vai automaticamente para a pasta Meus documentos. Para organizar melhor seu trabalho, crie diferentes pastas (na caixa Salvar como, há um ícone representado por uma pasta amarela) e nomeie cada uma delas (Trabalho ou Pessoal, por exemplo). É possível ainda criar subpastas.
Na hora de gravar o arquivo, dê um nome "Tese1" (sem aspas) e clique no botão OK. Automaticamente, o Word vai gravar esse arquivo com a extensão DOC (Tese1.doc). Como hoje usuários trabalham com diferentes versões do Word e editores de texto de outras marcas, é aconselhável utilizar o formato RTF (Rich Text File), compatível, inclusive, com outros sistemas operacionais.
Apesar de o Word contar com recurso de gravação automática, é aconselhável que o usuário sempre aperte o botão Salvar ou o comando Ctrl+B. Outra alternativa para salvar um documento, mais complicada porém, é acionar o item Arquivo e Salvar.
Uma carta e um outro texto devem ter parágrafos. Na barra de ferramentas, há quatro ícones que indicam o tipo de alinhamento (à esquerda, centralizado, à direita e justificado). O usuário precisa selecionar o texto com o mouse (se quiser selecionar todo o texto, use o recurso dos botões Ctrl+T) para aplicar um dos alinhamentos desejados.
É possível também escolher o espaçamento entre as linhas. Nesse caso, é necessário clicar no item Formatar e Parágrafo. No campo Entre linhas, escolha "Simples", "1,5 linha", "Duplo" etc.
O usuário pode ainda definir o tipo de letra (conhecido como fonte) para trabalhar. Se quiser trabalhar com a letra Arial, por exemplo, deve ir a Formatar e Fonte. Na primeira guia, escolha Arial e Tamanho 12.
Para empresas, principalmente, o recurso de marca-d'água pode ser interessante para documentos. Ele funciona como um plano de fundo. A partir da versão 2003 do Word, é possível inserir esse recurso da seguinte forma: selecione o item Formatar, em seguida Plano de Fundo e Marca-d'água impressa.
Vai surgir um quadro de aviso com três botões: Sem marca-d'água, Marca-d'água de imagem e Marca-d'água de texto. Habilite a segunda opção, clique em Selecionar Imagem e defina o arquivo. Em Dimensão, escolha o tamanho da imagem. Há a alternativa Automático, mas pode-se aumentar ou diminuir o tamanho até obter o resultado desejado, utilizando porcentagens. (MZ)


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