São Paulo, Quarta-feira, 12 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURSO RÁPIDO DE "HTML"

Como criar listas e links

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha

A linguagem "HTML" permite a criação de listas que podem ser usadas para enumerar fatos ou também como um menu para acessar outros documentos do seu site e de endereços da Internet.
As listas são classificadas em listas ordenadas, criadas com o par de comandos OL/OL, que colocam números na frente dos itens da lista, e listas não ordenadas, criadas com UL/UL, que colocam marcadores. Independente do tipo de lista usado, cada item deve ser precedido pelo comando LI. Veja exemplo de construção dos dois tipos de lista.
h1Lista não ordenada/h1
ul
li Primeiro item da lista
li Segundo item da lista
li Terceiro item da lista
li Quarto item da lista
/ul
hr
h2blista ordenada/b /h2
ol
li Primeiro item da lista
li Segundo item da lista
li Terceiro item da lista
li Quarto item da lista
/ol
Se optar por usar uma lista não ordenada, poderá opcionalmente especificar três tipos diferentes de marcador. Para isso, basta acrescentar a cláusula type= square/circle/disc ao comando UL, onde square coloca um quadrado, circle, um círculo e disc, uma bolinha como marcador.
h2Exemplo de marcadores alternativos/h2
ul type=square
li Primeiro item da lista
li Segundo item da lista
li Terceiro item da lista
/ul
ul type=circle
li Primeiro item da lista
li Segundo item da lista
li Terceiro item da lista
/ul
ul type=disc
li Primeiro item da lista
li Segundo item da lista
li Terceiro item da lista
/ul
O primeiro exemplo mostra tipos de listas. Você pode aninhar listas, ou seja, colocar uma dentro da outra e até mesmo combinar tipos diferentes. A combinação de uma lista com a utilização de links cria práticos índices. O menu usado para acessar as lições foi criado usando uma lista ordenada, onde seus itens são links.
A seguir, os comandos para criar âncoras e links. Pelo comando A HREF, é possível inserir links para outros documentos que estejam no micro, na rede local ou na Internet. Se o documento (ou imagem) chamado estiver no diretório atual, especifique apenas o nome.
Se estiver em outro diretório, use "file://" antes do caminho do arquivo. Para carregar um arquivo chamado lista que estivesse num diretório chamado exemp do drive e:, o comando seria o seguinte:
A HREF="file://e:/exemp/lista.htm"Exemplo /A
Quando o arquivo estiver na Internet, preceda o seu nome com o protocolo usado pelo site, como "http://", "ftp://" etc. A minha página é acessada com o comando A HREF="http://www.ramalho.com.br" Site do Ramalho /a.

Âncoras
Se uma página for muito extensa, você pode criar âncoras, que são marcas colocadas dentro do texto e usadas como endereço de link. Para criar uma âncora de identificação, deve-se usar o comando A NAME="NomeDaÂncora" /A.
Um documento que contenha três partes poderia ter três âncoras colocadas em pontos estratégicos:
A NAME="parte1" /A
***texto
A NAME="parte2" /A
***texto
A NAME="parte 3" /A
***texto
Para criar um link que acesse diretamente a parte três, deve ser especificado o comando A HREF seguido do nome da âncora antecedido pelo sinal "#".
a href="#parte3" Acessa a terceira parte/a
Se você desejar acessar uma âncora em outro documento, especifique o nome do documento acrescentado do nome da âncora:
a href="resumo.htm#parte3" Acessa a terceira parte/a
O segundo exemplo desta semana mostra um documento que usa esse conceito mostrando informações sobre a Grécia. Na próxima semana, será explorado o uso de imagens com mais detalhes.


Texto Anterior: National vai vender Cyrix e deixar PCs
Próximo Texto: Canal aberto: Impressora não opera no "Win95"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.