São Paulo, quarta-feira, 12 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA DIGITAL

Programas alteram composição de cores de elementos da imagem sem comprometer traços e sombras

Dê vida nova à sua coleção de fotos antigas

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fotografias escaneadas ou de câmeras digitais nem sempre chegam à tela do micro com resultados agradáveis. Às vezes parecem chapadas, sem contraste ou sem as cores desejadas, especialmente as mais antigas, que já não oferecem a mesma vivacidade de antes.
Mas programas editores de imagem já tornam possível a recuperação dessas fotos, seja com um simples ajuste nos tons, seja por meio da colorização de fotos em preto-e-branco.
Uma boa maneira de fazer isso é com o poderoso Photoshop, mas, se você não tem esse programa, pode experimentar gratuitamente, por 30 dias, os também bons Paint Shop Pro e PhotoImpact, que podem ser baixados, respectivamente, em www.jasc.com/download4.asp? e www.ulead.com/pi/trial.htm.
Antes de pintar uma casa, por exemplo, é preciso selecionar esse elemento. Há diversas ferramentas de seleção, mas a Magic Wand (varinha mágica) costuma resolver bem essa tarefa. Clicando sobre um ponto, ela seleciona todos os adjacentes cuja tonalidade é igual ou parecida.
No Paint Shop Pro, selecione a tolerância no menu Tool Options (opções de ferramenta). Esse menu também traz a opção Feather. Quanto maior o valor indicado aí, maior a suavidade da transição entre a área marcada e a externa.
Pode acontecer de a ferramenta não marcar toda a área desejada de uma só vez. Nesse caso, mantenha a tecla Shift apertada e utilize a varinha de novo. Isso fará com que uma nova área seja selecionada, sem desconsiderar a anterior.
E se, ao contrário, ela selecionou mais do que o desejado, você pode cortar a área "intrusa" segurando a tecla Alt enquanto utiliza uma das ferramentas de seleção.
Após selecionar o trecho desejado, você tem pelo menos dois caminhos para dar uma nova cor a ele. O primeiro, e mais fácil de controlar, é o balanço de cores da imagem (no Paint Shop, está em Colors, Adjust e Color Balance).
Existem três barras de controle de cor: a primeira vai de ciano a vermelho, a segunda, de magenta a verde e a terceira, de amarelo a azul. Leve os cursores de um lado para outro, e a área selecionada mudará de tonalidade. Marque a caixa Preview para ver os efeitos sem comprometer a foto.
Outro modo de dar cor ao objeto é com a ferramenta Flood Fill (preencher por inundação), que se parece com um balde de tinta.
O segredo é: após escolher a cor que deverá cobrir uma área selecionada, vá ao menu de opções de ferramenta e mude a configuração de Normal para Color. A primeira delas deixa a cor "sólida", o que cobriria qualquer nuance de sombra ou iluminação da foto. Já a segunda faz com que a "tinta" tenha uma certa transparência.

Brincadeiras
Colorizar imagens pode render resultados divertidos. Alguns recursos, se "bem" utilizados, transformam suas fotografias em verdadeiras saladas de cores.
Uma delas, a curva de cores (no Paint Shop Pro, está no menu Colors, Adjust e Curves), torna seus retratos dignos da assinatura de Andy Warhol (artista plástico morto em 1987 e célebre por seus retratos coloridos da atriz Marilyn Monroe). Adicione pontos na curva que aparece e puxe-os para cima e para baixo aleatoriamente. Se você quer apenas colorizar as imagens sem a obrigação de resultados profissionais, teste o BlackMagic (em www.neuraltek.com/blackmagic.html). Apesar de possuir limitações, o programa é voltado para a pintura sem a alteração dos traços da base.



Texto Anterior: Usuários fazem festas para soft
Próximo Texto: Gimp edita fotos e é gratuito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.