São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compulsão causa morte e processos

DA REPORTAGEM LOCAL

Em casos extremos, morte e processos judiciais estão presente na vida de pessoas que são viciadas em internet.
Em 2005, um sul-coreano morreu após passar 50 horas quase ininterruptas em frente ao computador, jogando em uma LAN house. A causa da morte foi uma parada cardíaca, que aconteceu minutos depois de ele finalizar essa maratona on-line.
De acordo com fontes da polícia, o homem de 28 anos, identificado apenas como Lee, passou todo esse tempo on-line jogando simuladores de batalhas. Segundo colegas de Lee, ele teria largado seu emprego com o intuito de passar mais tempo jogando.
Ainda no ano passado, o pai e a mãe de quatro crianças pequenas foram presos no Reino Unido por negligência. Em vez de cuidar dos menores, o casal passava o temo em jogos on-line. A pena para cada um foi de três meses de prisão.
De acordo com a agência de notícias BBC, um vizinho percebeu as más condições em que viviam as crianças -todas com menos de oito anos- quando viu duas delas nuas, no parapeito de uma janela. Depois de denúncias, policiais e assistentes sociais foram até a casa da família, que se encontrava "extremamente suja".
Em 2004, soldados finlandeses viciados em internet foram dispensados do serviço militar. Segundo médicos do país, seis jovens não estavam conseguindo cumprir as obrigações militares por causa do vício em computadores. O Exército da Finlândia não tem estatísticas de quantos jovens são dispensados por ano por causa do vício em computadores.
Em 2002, dois sul-coreanos morreram em menos de uma semana, depois de passar horas na internet, jogando on-line. Um deles, que tinha 24 anos, morreu depois de passar 86 horas na frente do PC. Identificado apenas como Kim, o jovem teria sentado em frente ao micro, em um cibercafé, e, sem se alimentar bem ou dormir por tempo suficiente, morrido dias depois.
Passados alguns dias, outro aficionado por games morreu depois de 32 horas jogando. Lien Wen-cheng foi encontrado morto por um funcionário do local em que jogava. Os médicos que avaliaram o caso acreditam que a causa da morte de Wen-cheng tenha sido exaustão. (SV)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Reportagem de capa: Vício pode causar danos físicos e também mentais
Próximo Texto: Parentes e amigos podem ajudar a tratar compulsão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.