São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão do Automóvel expõe inovações em tecnologia

STEFHANIE PIOVEZAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Já imaginou se seu carro o reconhecesse e se ajustasse às suas preferências ou se ele fosse capaz de se autodirecionar? Talvez essa idéia à la "Os Jetsons" não esteja tão longe de se concretizar, como foi demonstrado no 25º Salão do Automóvel, que terminou no domingo passado, em São Paulo.
Para o professor de engenharia elétrica Renato Giacomini, os fãs de automóveis podem esperar para os próximos Salões "um automóvel capaz de sinalizar ao motorista situações de perigo e aconselhá-lo. Os automóveis também vão se comunicar entre si para negociar ultrapassagens, manter distâncias seguras".
Renato Giacomini coordenou, ao lado do professor Ricardo Bock, o X-20, construído por alunos e pesquisadores da FEI, apresentado no Salão. O FEI X-20 é o primeiro veículo construído no Brasil com sistema autônomo de direção, baseado na pesquisa em inteligência artificial.
Equipado com uma câmera de vídeo, o carro identifica as linhas que envolvem a pista e, com a imagem, o software instalado em um laptop traça uma linha imaginária que orienta seu movimento.
Além do veículo inteligente, os acessórios também estiveram presentes no Salão. A Mobinav (www.mobinav.com.br) apresentou o TomTom GO 720, GPS que possui opções de personalização, como gravar a voz de filhos e amigos para as instruções de direção.
A Mobimax apresentou o SK4000, sistema de conexão via Bluetooth para motociclistas que funciona por meio de um microfone acoplado ao capacete.
Já a Pioneer (www.pioneer.com.br) exibiu o DEH-P8080BT, CD player que permite escolher 15 mil combinações de cores para a iluminação dos botões e do display.


Texto Anterior: Disco holográfico abriga mais dados
Próximo Texto: Reportagem de capa: Brasil está no top 10 dos países atacados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.