São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Fundador do Google casa em ilha

DA REDAÇÃO

Larry Page, co-fundador do Google, quis privacidade para o seu casamento, que foi realizado no último domingo. Escolheu para isso uma ilha particular no Caribe. Como privacidade absoluta não é o forte no mundo da internet, dos satélites e do Google Earth, a Folha localizou a ilha pelo programa da empresa do recém-casado.
Usando o Google com o nome da agora senhora Page, Lucy Southworth, o primeiro resultado é a imagem de um tablóide, com uma foto no estilo paparazzi.
O buscador por imagens é um pouco mais picante. Na primeira página de resultados tem até foto de um beijo quente entre os dois -a foto já saiu em um site de fofocas tecnológicas.
A festa, de acordo com o "NY Post", foi planejada para 600 pessoas. A ilha usada pelo casal pode ser alugada por algumas dezenas de milhares de dólares ao dia -conforme anúncio colocado no Google Earth.
Quem tiver interesse em fazer uma festa nos "74 acres de paraíso tropical", segundo o site, pode tentar o contato em www.neckerisland.com.
A ilha pertence ao ricaço Richard Branson, proprietário do grupo Virgin, conglomerado que atua em turismo, telecomunicações e saúde, entre outras áreas. (GVB)

Internautas exibidos têm videodesafios

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem é frustrado por nunca ter participado de um "Big Brother" pode tentar o sucesso por vias internéticas. A Justin.TV, que tem transmissões ao vivo direto de webcams de pessoas comuns (ou nem tanto), criou uma divertida seção no site, chamada "Challenges" (desafios).
Na seção, os cadastrados no site propõem atividades insólitas para os "lifecasters" -como são chamados os "divulgadores da vida" pela internet por meio de vídeo.
Quem aceita cumprir uma das tarefas avisa em seu canal. Já quem quer assistir àquela tentativa é avisado por e-mail. Os desafios ficam gravados e podem ser vistos depois, sob demanda.
Entre as atividades propostas existem coisas inocentes como "cantar sua música pop favorita" e outras mais arriscadas -é o caso de "cantar três músicas em frente a um posto policial".
O próprio Justin, o criador da televisão para todos, fez suas propostas. Por exemplo "ensine a fazer uma omelete" -com muitos ingredientes e, de preferência, orgânicos.
A maioria das tarefas ainda não foram cumpridas. Portanto, se você tem uma webcam e não tem uma idéia na cabeça, aproveite que lá vão dar uma para você.

Canal de vídeos
Quem não está disposto a se expor, mas quer montar um canal de televisão pela internet, pode tentar a WorldTV (worldtv.com). O site permite criar uma programação com base em vídeos de serviços como o YouTube e o Google Video.
Os filmes podem ser reproduzidos diretamente em tela cheia, um bom diferencial em relação a outros serviços de criação de programação. A interface para a administração é amigável e em português -com muitos erros, com expressões como "as vídeos". (GVB)

VISTA SP1
Nesta semana a versão de testes (Release Candidate) do primeiro Service Pack para o Windows Vista foi colocada no site de downloads da Microsoft. O pacote deve melhorar a criticada performance do sistema e aumentar a compatibilidade com hardwares, de acordo com o blog do Vista.

SACO FURADO
Natal, ano-novo e spam. "[Criminosos] já trabalham para explorar a ocasião", escreveu Jitender Sarda em blog da empresa de segurança Symantec. Por isso, não clique em cartões e e-mails de desconhecidos.

Frase

"Acho incrível [a proposta do YouTube de dar espaço para usuários fazerem filmes]. Isso incentiva as pessoas. Mesmo se não tivesse ganho, foi ótimo participar. Tenho curtas na internet e planejo continuar [colocando-os na web]"


CLARICE FALCÃO, 18 atriz de "Laços", filme de Flávia Lacerda que venceu o concurso internacional de curtas do YouTube e será exibido no Festival Sundance (EUA), em janeiro

OFERTA E PROCURA
O "Guardian" diz que o Wii é o mais buscado no site de leilão Ebay.co.uk. É vendido por até mais de 1.000 -quatro vezes o valor em loja, onde falta.

MÁQUINA DO XAVECO 1
Segundo a PCtools.com, um robô-conversador entra em fórums de paquera da Rússia para roubar informações de internautas enamorados.

MÁQUINA DO XAVECO 2
O robô utiliza a chamada engenharia social (ou malandragem), que explora hábitos culturais dos internautas para conseguir dados.

Desempenho de lojas na internet é ruim em teste

DA FOLHA ONLINE

Avaliação divulgada na semana passada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste recomenda cautela na hora de comprar pela internet. O teste analisou 34 lojas de comércio eletrônico; 22 foram reprovadas. O objetivo foi verificar, na prática, o funcionamento das empresas, realizando compras anônimas.
Na pesquisa, foram considerados itens como informação sobre a loja disponível na página de compras, condições de pagamento, prazos, de entrega e reembolso.
Entre as empresas avaliadas pela Pro Teste, apenas três tiveram a qualificação máxima: Americanas.com, Fast Shop e Tok&Stock. Outras nove tiveram seus serviços avaliados como aceitável, e 22 foram classificadas como tendo um serviço ruim. Confira o teste completo em www.proteste.org.br/private/45/454961_Attach.pdf.
"O teste considerou um cenário de momento das lojas, levando em conta o que é importante para o consumidor", afirma Maria Inês Dolci, coordenadora do Pro Teste e colunista da Folha.
Dolci recomenda cautela para quem compra pela internet e afirma que, com o crescimento do mercado de lojas virtuais, aumentam os problemas.
"É aconselhável que, antes de realizar uma compra, o consumidor verifique avaliações feitas por pessoas que já compraram naquele site. E é importante imprimir todos os documentos", recomenda.

WEBBY AWARDS
INSCRIÇÕES PARA OSCAR DA REDE TERMINAM SEXTA
Considerado o Oscar da internet, o Webby Awards, aceita inscrições até a próxima sexta-feira, em www.webbyawards.com. No site, é possível conferir um especial com os 12 vídeos on-line mais influentes de todos os tempos.


Próximo Texto: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.