São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Controle de sensor é destaque de portátil

FALTA CABO Câmera de 8,2 Mpixels, zoom óptico de três vezes e LCD de 2,5 polegadas não vem com fonte externa

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Compacta, leve e com um belo desenho, a Kodak EasyShare M853 é uma máquina simples de utilizar, voltada para fotógrafos amadores. Ela possui resolução máxima de 8,2 Mpixels, ajustável para dimensões menores, zoom óptico de três vezes que, aliado a um zoom digital de cinco vezes, permite um alcance máximo de quinze vezes -no entanto, o uso do zoom digital pode distorcer as fotos.
Duas funcionalidades merecem destaque: a estabilização de imagem, tecnologia que analisa o movimento da câmera e o compensa no momento do disparo, evitando que a foto fique borrada; e o controle de sensibilidade de iluminação. Ajustável, essa função permite tirar fotos nítidas em locais com baixa iluminação, sem que haja necessidade de utilizar o flash. Encontrou-se, no entanto, um inconveniente para recarregar a bateria de lítio da M853: o equipamento não conta com uma fonte externa, que deve ser comprada separadamente. A recarga pode ser feita pelo conector USB, mas em viagens ou locais em que o usuário esteja sem um computador disponível, fica impossibilitado de recarregá-la.

Visual
Com design moderno, a máquina tem cinco opções de cores: preta, chumbo, cinza, prata e vermelha. Na parte de trás há um LCD de 2,5 polegadas e, à direita dele, ficam os botões de controle (navegação, zoom, menu, review, informação, delete e share). Na parte superior, encontram-se o botão liga e desliga, opção de flash, botão de disparo e seletor de modo de uso.
No botão seletor, a máquina apresenta sete opções, como visualização de imagens, modo vídeo e ainda cinco modos de fotos (automático, estabilização, close-up, cena e sensibilidade à luz). Sua lente é de 37 mm - 111 mm, e a velocidade do seu obturador varia de 1/1400 de segundo à quatro segundos, permitindo, assim, disparos rápidos em seus diversos modos de fotografia; ou lentos, para efeitos fotográficos ou fotos noturnas.
O menu e as operações são apresentadas em português. Por meio delas estão disponíveis todas as configurações da máquina, entre as quais, as opções avançadas, como velocidade de disparo.

Para transferir
A memória interna desta câmera da Kodak é de 16 Mbytes, dos quais 11 Mbytes estão disponíveis para as fotos. É possível expandi-la utilizando cartões compatíveis nos formatos SD e MMC. Ela é compatível com os sistemas operacionais MacOS e Windows. Em ambos, a câmera foi reconhecida de imediato e não houve necessidade de instalar o programa que acompanha o produto para transferir as imagens.
Já no Linux, a Kodak não apresentou boa compatibilidade; mesmo utilizando os programas gtkam (www.gphoto.org/proj/gtkam) e digiKam (www.digikam.org), a câmera não foi detectada. No entanto, nada impede que os usuários de Linux baixem suas fotos acessando diretamente os cartões SD ou MMC por meio de um adaptador que seja compatível com esse sistema.
Apesar de a câmera acompanhar manual em português, ela não apresenta descrição sobre todas as funcionalidades do aparelho, principalmente sobre as avançadas.

Bom negócio
A Kodak EasyShare M853 é uma câmera portátil, fácil de usar e de baixo custo -ela custa R$ 799 (www.shoptime.com.br). Sua resolução de 8,2 Mpixels, interface amigável e boa relação custo-benefício tornam-a uma boa opção de compra.


ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em computação, doutor em física pela USP e docente do ICMC-USP, onde atua como pesquisador nas áreas de visão artificial e bioinformática.


Texto Anterior: Reportagem de capa: Indústria pornô aposta em celulares
Próximo Texto: Câmera compacta fotografa com efeitos de profissional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.