São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEDUÇÃO DA FORMA

Monitor de 1.024x768 pontos do novo iMac facilita uso do sistema; falta de entradas de áudio é limitação

Tela de cristal líquido é de boa qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo iMac tem uma boa coleção de entradas e saídas: são cinco portas USB (três na base e duas no teclado), uma entrada de rede Ethernet, duas conexões FireWire (usadas para ligar filmadoras ou toca-MP3 portáteis), duas saídas de áudio (uma comum e outra do tipo ApplePro), um modem de 56 Kbps e um conector VGA, que pode ser utilizado para ligar um monitor externo.
A Apple decidiu eliminar as entradas de áudio do iMac, o que deverá desagradar a músicos e usuários interessados em gravar som na máquina ou bater papo via internet. Para ligar um toca-discos ou um microfone externo ao micro, é preciso empregar um adaptador USB, acessório caro e difícil de encontrar.
Embora a tela de cristal líquido (LCD) do iMac tenha 15 polegadas, sua área visível é maior do que a habitual. Isso acontece porque os fabricantes de monitores convencionais (CRT) costumam divulgar o tamanho do tubo de imagem inteiro, omitindo o fato de que parte de sua superfície fica encoberta. Dessa forma, um monitor CRT de 15 polegadas tem, na verdade, apenas 14 polegadas de diagonal visível. No caso das telas LCD como a do iMac, o número divulgado geralmente corresponde ao tamanho da imagem.
Essa característica torna possível usar o sistema operacional Mac OS X com resolução de 1.024x768 pontos, deixando sua operação mais confortável. O monitor da Apple oferece bom ângulo de visualização: diferentemente dos visores LCD usados em micros portáteis, cuja imagem só é visível quando o usuário está diretamente em frente a ela, os gráficos do iMac podem ser enxergados mesmo de lado.
Como todos os monitores de cristal líquido, a tela do iMac apresenta um pequeno atraso entre as ações do usuário e sua exibição: ao mexer o ponteiro do mouse, por exemplo, forma-se um rastro borrado. Felizmente, o efeito é sutil e praticamente imperceptível, mesmo com filmes ou games.
A placa de vídeo da máquina é bastante razoável: se não está entre as mais modernas do mercado, a GeForce 2MX de 32 Mbytes oferece desempenho adequado para jogos 3D.
A disposição interna dos componentes do iMac é sofisticada, pois se baseia numa placa-mãe redonda. Uma falha está na memória RAM: embora ela seja abundante -256 Mbytes na versão topo de linha- e possa ser expandida pelo usuário, trabalha com frequência de apenas 100 MHz, o que prejudica o desempenho.
Conectar-se à internet poderia ser mais fácil: se o usuário não aceitar as opções exibidas durante a instalação do micro, precisará encontrar sozinho o ícone de conexão, que não aparece na área de trabalho. Como padrão, o modem também age mal, fazendo barulhos inúteis que destoam da elegância do iMac (para silenciá-lo, clique em System Preferences, Network e Modem). (BG)


Texto Anterior: A sedução da forma
Próximo Texto: Micro inclui software multimídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.