São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Componentes destoam de chip

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você costuma julgar a rapidez de um PC pela velocidade de seu processador, pode se enganar com o NetVista X41: embora possua uma CPU Pentium 4 de 1,8 GHz, a máquina decepciona no quesito hardware.
A placa de vídeo, por exemplo, é uma Rage 128 Ultra, que está ultrapassada e tem apenas 16 Mbytes de memória, quantidade insuficiente para executar confortavelmente jogos 3D relativamente sofisticados. Para driblar esse problema, o usuário precisa reduzir a resolução da tela -o que diminui seu impacto visual- ou desativar alguns efeitos visuais dos games que instalar.
A RAM também fica aquém do ideal: embora o NetVista seja fornecido com 256 Mbytes, a memória utilizada é do tipo SDRAM de 133 MHz, que prejudica o desempenho do Pentium 4. Nos testes realizados pela Folha, a velocidade máxima da memória foi de 963 Mbytes/s. Para comparar, um Pentium 4 de 1,6 GHz com memória RDRAM, que é mais cara, alcança 2.450 Mbytes/s.
Mesmo assim, o NetVista apresentou excelente performance na criação de MP3, levando apenas 223 segundos para converter um CD de 54 minutos. Outro ponto positivo é o disco rígido, que, além de ter 40 Gbytes, funciona a 7.200 RPM, velocidade adequada para edição de vídeo. (BG)


Texto Anterior: Monitor é principal vantagem de PC da IBM
Próximo Texto: Máquina tem 6 conectores USB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.