São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Apesar da boa performance geral, componentes do OptiPlex GX240 ficam aquém do desempenho do processador

Custo alto é ponto fraco de micro da Dell

DILVAN DE ABREU MOREIRA
E ODEMIR MARTINEZ BRUNO

ESPECIAL PARA A FOLHA

O computador Dell Desktop OPtiPlex GX240, da Dell Computadores, embora tenha destaques como a qualidade da configuração do gabinete e o desempenho, não apresenta uma boa relação custo-benefício, pois seu custo é alto em relação a equipamentos similares.
O Dell GX240 testado veio com um processador Pentium 4 de última geração, que utiliza a tecnologia Northwood e oferece performance superior aos processadores Pentium 4 lançados anteriormente. As principais diferenças deste processador em relação aos anteriores são: a tecnologia de montagem, que passa de 0,18 para 0,13 mícrons, e o aumento da memória cache L2 de 256 Kbytes para 512 Kbytes. Com essas inovações, a Intel aumentou a capacidade de processamento do Pentium 4 e diminuiu o consumo de energia do processador em 24%.

Desequilíbrio
Apesar de o equipamento avaliado apresentar performance satisfatória, existe um desequilíbrio entre processador, componentes e periféricos.
Atualmente, por exemplo, o monitor de tela plana de 17 polegadas é a preferência dos usuários e vem se tornando um padrão para essa classe de equipamentos.
A configuração avaliada apresenta um monitor de apenas 15 polegadas, com tecnologia ultrapassada (não possui tela plana).
O computador vem com um leitor de CD-ROM (48x), que pode ser trocado, com custo adicional, por um gravador de CD (CD-RW), um DVD-ROM ou um Combo CD-RW com gravador de CD e leitor de DVD.
A placa de vídeo que acompanha o equipamento, ATI Rage 128 Ultra AGP, tem 16 Mbytes de memória e vem configurada para utilizar mais 16 Mbytes da memória do sistema, resultando num total de 32 Mbytes.
É uma placa que possui boa qualidade 2D e decodificação MPEG-2 via hardware, o que permite um bom desempenho na reprodução de DVDs e não compromete a performance do computador. No entanto, por não se tratar de um processador gráfico de última geração, não terá uma boa performance para alguns jogos 3D recém-lançados.
A placa de vídeo ocupa um espaço muito pequeno dentro do gabinete, o que praticamente impede a sua troca por outra que não esteja nos padrões Dell, dificultando a livre escolha do usuário no caso de atualização. É possível escolher outros tipos de placa de vídeo disponíveis para o equipamento, sempre com um custo extra.
O disco rígido do computador avaliado (20 Gbytes) foi considerado pequeno em comparação aos padrão atual para computadores de mesa, que que está em torno de 40 Gbytes. Mas a adoção de um disco com uma rotação mais elevada (7.200 RPM) é um ponto positivo para o equipamento pois melhora a velocidade de acesso ao disco.

Desempenho
Os testes realizados no equipamento mostraram que ele apresenta bom desempenho quanto à velocidade de processamento, devido ao processador Pentium 4 da Intel. Para aplicações mais específicas (por exemplo: aplicações gráficas 3D), porém, o desempenho diminui, devido à demanda por um processador de vídeo mais sofisticado. O mesmo acontece com aplicações mais pesadas, que necessitam de mais memória que os 256 Mbytes disponíveis no equipamento avaliado.
O GX240 apresenta um design diferenciado e moderno, que é um dos destaques do equipamento. Compacto e bem organizado, aproveita o espaço e facilita a utilização. As portas USB nas partes frontal e traseira facilitam a conexão de periféricos. Embora a maioria dos componentes seja integrada na placa principal, existem dois conectores PCI livres para mais duas placas adicionais.

Ventilação
Outro aspecto que merece ser comentado é a circulação de ar (sistema de ventilação). O resfriador da fonte do equipamento é acoplado ao espaço no qual o disco rígido está alojado, garantindo sua refrigeração.
O computador é bastante silencioso em virtude das características de projeto dos ventiladores do processador e da fonte.
Contudo, por ter um gabinete compacto, o Dell GX240 apresenta dificuldades de expansão e atualização. Por exemplo, se for necessário aumentar a capacidade de armazenamento, será preciso trocar o disco rígido, pois não há espaço para uma unidade adicional.
A mesma falta de espaço ocorre para a adição de novos periféricos: para adicionar um gravador de CD, o usuário terá de substituir o leitor de CD atual.
O Dell GX240 testado já veio com o Windows XP Professional em português. Isso fez com que sua instalação fosse bastante simplificada. Foi necessário apenas tirar as partes do computador das caixas, interconectá-las e ligar a máquina.


Dilvan Moreira (dilvan@computer.org) é Ph.D. em engenharia eletrônica (UKC -Inglaterra) e professor-doutor do ICMC-USP. Odemir Martinez Bruno é professor-doutor do Departamento de Computação e Estatística do ICMC-USP.

Colaboraram Elaine Quintino da Silva e Carlos Alberto E. Montesco.


Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Canal aberto: Reinicie seu PC sem desligá-lo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.