São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras e biografias de escritores da lista da Fuvest estão na internet

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Antes de mergulhar a cabeça nos livros escolhidos para a prova da Fuvest deste ano, dê uma navegada na internet. É possível encontrar na rede as obras em versão integral e alguns bons sites sobre os autores escolhidos.
Para começar, visite a página da Biblioteca Virtual da USP (www.bibvirt.futura.usp.br). "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, "Os Lusíadas", de Luís de Camões, e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, estão livres para download.
Se preferir, não precisa nem baixar os livros. A Biblioteca Virtual coloca à disposição dos internautas as obras em suas páginas.
O site da Biblioteca Nacional (www.bn.br) também é uma boa pedida. Além de pegar os livros de Manuel Antônio de Almeida e de Machado de Assis, pode-se aproveitar para ler biografias.
Não se preocupe em estar desrespeitando os autores ao baixar suas obras da internet. Segundo a legislação brasileira, os direitos autorais de livros passam para o domínio público depois de 70 anos da morte do autor.
As obras portuguesas, "O Primo Basílio", de Eça de Queiroz, e "Os Lusíadas", são encontradas para download na Biblioteca Nacional Digital de Portugal (www.bn.pt).
Quem não se contenta em apenas ler os livros pode ficar mais afiado para o vestibular dando uma boa olhada em algumas páginas dedicadas a seus autores. Uma ótima fonte de informações é o site da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br). Os imortais Guimarães Rosa ("Primeiras Estórias"), Manuel Bandeira ("Libertinagem"), Machado de Assis e Manuel Antônio de Almeida têm um espaço para suas biografias e alguns de seus outros textos.
O autor de "Dom Casmurro" também tem uma página em www.machadodeassis.org.br.
Mais detalhes sobre Eça de Queiroz podem ser encontrados no site da Fundação Eça de Queiroz (www.feq.pt).
Sobre Clarice Lispector ("A Hora da Estrela") e Mário de Andrade ("Macunaíma"), vá a www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/claricelispector e a www.nilc.icmsc.sc.usp.br/literatura/m.deandrade.htm.



Texto Anterior: Endereços on-line: Rede participa da luta antidengue
Próximo Texto: Panorâmica - Livro: Guia sobre Windows XP chega ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.