São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERA UMA VEZ

Confira páginas de mitos e personagens criados em todas as regiões do país; Saci-Pererê é originário do Sul

Internet conta lendas e fábulas do Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as regiões do Brasil reúnem centenas de lendas. Matintapereira e Japim, por exemplo, são originárias do Norte. Ao Sul, há o Saci-Pererê e a Salamanca do Jarau. O Boitatá tem duas versões: no Rio Grande do Sul, é uma cobra de fogo; em Santa Catarina, um touro encantado de um olho só.
Toda a riqueza do folclore brasileiro saiu do imaginário pela boca do povo, virou livro e também foi transportada para a internet. Alguns endereços limitam-se a contar "causos", em linhas curtas. Há também páginas que oferecem vasto material com links como o do Festival do Folclore, realizado na cidade de Olímpia, em São Paulo. O link para lendas e crenças está em http://olimpiasp.vila.bol.com.br. No alto, clique em Mitos e Lendas ou em Contos e Causos. A primeira seção é dividida por regiões. As histórias do Negrinho do Pastoreio e do Boi-Vaquim estão no link Sul. Esse portal não traz ilustrações. Usa a cor preta como fundo, e o texto está em amarelo.
Contos e Causos traz relatos com o registro das datas. Para ler histórias mais completas sobre a região sul, visite o portal Página do Gaúcho, em www.paginadogaucho.com.br, e procure o item Lenda. Lá há 11 histórias contadas por Antonio Augusto Fagundes e J. Simões Lopes Neto.
Um folclorista que deve ser lembrado é Luís da Câmara Cascudo. Escreveu ao longo de sua vida (1898-1986) mais de 160 livros (há quem diga que ultrapassam os 200) e compilou lendas folclóricas de todo o país. Seu "Dicionário do Folclore Brasileiro" (Global Editora) reúne centenas de verbetes sobre personagens e cantigas como "Atirei o Pau no Gato".
Um bom ponto de partida para conhecer Cascudo é www.memoriaviva.digi.com.br/cascudo/index.htm. Há curiosidades e bibliografia, além de um belo texto do poeta Carlos Drummond de Andrade sobre ele.
Outro escritor, cuja obra é obrigatória para entender o folclore nacional, é Monteiro Lobato. Consulte o site www.lobato.com.br, que traz algumas informações sobre o escritor. Visite www.bibvirt.futuro.usp.br/acervo/literatura/resenhas/monteirolobato.html. Rico em informações sobre o autor é o site www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/RepublicaVelha.htm.
Em www.uol.com.br/cultvoxlerartigos.htm, não deixe de ler "O Visionário de Taubaté: Monteiro Lobato já Sabia da Internet", de Janer Cristaldo.
Leia também sobre Lobato em www.terra.com.br/virtualbooks/livrosonline/lobato/lb01.htm. (MARIJÔ ZILVETI)



Texto Anterior: Era uma vez...
Próximo Texto: Veja lendas do Sul e Sudeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.