São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERA UMA VEZ

Rede apresenta textos clássicos, nos idiomas originais e em versões, com ilustrações de pintores do século 19

Veja histórias dos Grimm e de la Fontaine

DA REPORTAGEM LOCAL

Lendas e histórias fabulosas sobre grandes heróis. A internet está recheada de páginas, mapeando várias regiões da Europa, da Ásia, das Américas e da África.
Nascido no século 17, na França, Jean de la Fontaine tem uma vasta obra. Um site que merece atenção especial é A la découverte de Jean de la Fontaine. Em francês, traz fábulas, contos e textos para teatro. É possível ler dezenas de suas histórias, além de consultar um vasto material iconográfico feito para sua obra.
O internauta pode ainda escolher a opção para receber contos por correio eletrônico.
Os irmãos Grimm também estão bem representados nas malhas da rede. Há endereços em inglês, com direito a versões em alemão. Pertencentes ao movimento romântico da Alemanha, os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm escreveram "Cinderela", por exemplo.
A história "Branca de Neve e os Sete Anões" tem centenas de páginas. Para ver ilustrações de pintores que retrataram essa fábula no século 19, visite http://surlalune.tripod.com/illustrations/index.html e escolha o item Snow White.
Essa página é rica em imagens de pintores, como Walter Crane, que dedicaram várias ilustrações a histórias como "A Bela e a Fera" e "Rapunzel". A página lista mais de 15 nomes de artistas.
Ao entrar no link da fábula escolhida, o internauta vai encontrar ainda outro link, que o levará a histórias similares. Exemplo: "A Bela e a Fera" tem, no mínimo, dez versões, algumas com nomes semelhantes.
Branca de Neve, que conquistou a criançada na versão Disney, tem site especial. Ao digitar www.disney.com, o internauta é levado a um portal gigante. O endereço traduz bem o tom comercial.
Dá para saber até como os personagens são construídos ou, então, partir para a compra de tudo que estiver relacionado ao personagem. Para não perder seu objetivo de vista, digite as palavras "snow white" no campo Search. O resultado traz mais de 5.000 documentos disponíveis no site.
Um bom endereço com dezenas de links para a história "Cinderela" está em www.ub.rug.nl/camelot/cinder/cinintr.htm. O interessado vai encontrar os textos básicos e versões modernas, asiáticas, africanas, além de mediterrâneas e escandinavas.
Os que quiserem aprofundar seus conhecimentos sobre a ópera que Rossini fez para a história deverão ir a www.ub.rug.nl/camelot/cinder/cin12.htm#cinopera. Lá estão listadas as versões dos libretos e as performances para "La Cenerentola".
Para ler fábulas de príncipes, princesas e bruxas em português, visite o Contos de Fada (www.contosdefadas.com). É preciso ter paciência para carregar a página, pois há uma música inicial que atrasa a entrada.
Ao navegar, procure a seção Contos para ler na tela textos curtos sobre dezenas de reis e rainhas e até sobre o Soldadinho de Chumbo. Clique em Biblioteca e baixe para o PC várias histórias.
Nesse caso, é preciso ter instalado no micro os programas gratuitos "WinZip" e "Acrobat Reader".
O primeiro serve para descompactar o arquivo, e o segundo, para conseguir ler a história na tela ou, também, imprimi-la. Se você não tiver os programas, clique nos links respectivos, na página Biblioteca. Histórias de vampiros, em português, estão em www.geocities.com/TimesSquare/Dungeon/6130/list.htm.
(MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Loira Alamoa é do Nordeste
Próximo Texto: Entenda os deuses gregos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.