São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta inteligência a robôs da rede

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há, espalhados pela rede mundial, dezenas de robôs que conversam com internautas. Veja uma lista com cerca de 80 deles, entre os quais representações de Jesus Cristo e do Abominável Homem das Neves, em http://bots.internet.com/search/s-chat.htm.
O problema é que muitos desses personagens falam apenas inglês e, de tão mecânicas que são suas respostas, deixam a desejar na qualidade do bate-papo.
Alice (www.alicebot.org) é um dos robôs com maior variedade de respostas. Diga que ela não é muito esperta, por exemplo, e virá a resposta "Você também não é exatamente Albert Einstein". Mas ela também tem falhas. Ao pedir para falar com Richard Wallace, seu criador, ela diz "Interessante. Quero saber mais sobre você".
Wallace venceu a edição de 2000 do Loebner Prize (www.loebner.net/Prizef/loebner-prize.html), que premia máquinas pensantes.
John Lennon e Jack, o Estripador são alguns personagens do passado recente que "ressuscitaram" com a inteligência artificial. As personalidades de ambos foram programadas pela empresa Triumph PC e estão nos endereços http://www.triumphpc.com/john-lennon e www.triumphpc.com/jack-the-ripper.
Eliza (www-ai.ijs.si/eliza/eliza.html) é uma terapeuta virtual, mas não a procure se você realmente precisa resolver problemas. Pouco importa o que você diga, muitas das respostas serão "Por favor continue" e "Você pode desenvolver essa idéia?".



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Endereços on-line: Internet traz tablaturas de João Gilberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.