UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUIA DA FOTO DIGITAL

Conheça o significado dos termos técnicos usados e as características das máquinas sem filme

Entenda a nova linguagem das câmeras

MARCOS PERON
REPÓRTER-FOTOGRÁFICO

"Bom dia. Eu gostaria de comprar uma câmera fotográfica digital."
"Claro, temos este modelo de última geração, com CCD de 3 Mpixels, resolução interpolada de 6 Mpixels, zoom ótico de 3x e digital de 4x. Grava imagens no formato JPG no cartão de memória flash Picture Card e também pequenos trechos de vídeo em MPEG. Além disso, já vem com firmware 3.5.4 e saída USB."
Se você entendeu o diálogo acima, pode comprar sua câmera digital e fazer uso de todos os recursos oferecidos. Caso isso signifique um emaranhado de siglas, leia os textos a seguir para desvendar o significado dos termos técnicos e siga as dicas para explorar bem os recursos das máquinas.
O elemento básico de toda imagem digital é o pixel (ponto), equivalente digital ao grão de prata do filme convencional.
O CCD (Charged Coupled Device) é o sensor eletrônico que capta as imagens na câmera digital, formado por uma matriz de pixels sensíveis aos diferentes comprimentos de onda da luz visível.
Quanto maior o número de pixels do CCD, melhor será a qualidade da imagem produzida por ele. Hoje as câmeras amadoras chegam a ter CCDs com 2.560 pixels por 1.920 pixels, o que resulta em aproximadamente 5 Mpixels.
O cartão de memória é o local onde as imagens produzidas pela câmera são armazenadas, mas há modelos com memória interna.
O firmware é um tipo especial de software que vem incorporado ao equipamento e controla todas as funções operacionais.
O zoom das câmeras digitais pode ser de dois tipos: ótico e digital. O zoom ótico é determinado pelo tipo de lente que o equipamento possui. Alguns modelos mais simples usam lente fixa, ou seja, não têm zoom, como a Canon A300 e a Kodak CX4200. A maioria dos modelos no mercado possui zoom ótico de 3x, caso da Nikon Coolpix 2100, que usa uma lente 4,7-14,1 mm, equivalente a uma 36-108 mm em formato convencional.
O zoom digital é um recurso eletrônico das digitais que aproxima o assunto da foto por meio da ampliação de uma área selecionada do CCD. Uma câmera com CCD de 1.600 por 1.200 pixels, por exemplo, ao fotografar com zoom digital de 2x, vai produzir uma imagem com a metade da resolução, ou seja, 800x600 pixels.
Outra maneira de operar o zoom digital é por meio de interpolação, em que o software da câmera cria pixels intermediários entre os existentes no CCD, aumentando artificialmente o número deles para ampliar e aproximar a imagem, o que acaba acarretando perda de qualidade.
Na maioria dos modelos de câmeras digitais atualmente à venda, a conexão da câmera com o computador é feita por meio da saída USB (Universal Serial Bus) . A Kodak possui um sistema chamado EasyShare, que é uma base que fica conectada ao micro via cabo USB, onde a câmera pode ser acoplada para transferir as imagens e também para recarregar as baterias.


Texto Anterior: Capa 13.08
Próximo Texto: Pilhas comuns ou recarregáveis são mais indicadas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.