UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Avião de Santos Dumont vai voar no Flight Simulator a partir de sexta

Experimente manter no ar o 14-Bis

Reprodução
Réplica virtual do 14-Bis, que é usada no game Flight Simulator


THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Flight Simulator 2004: A Century of Flight marca 20 anos da popular série de simuladores de vôo e homenageia o centenário do suposto primeiro vôo da história, atribuído aos irmãos Wright, na aeronave Wright Flyer, em 1903, feito sem a presença de testemunhas e com o auxílio de uma catapulta. Curiosamente, o jogo não faz referência ao vôo de Santos Dumont (para muitos o pai da aviação) com o 14-Bis, em 1906, sem dúvida um dos principais episódios da aviação, observado por várias pessoas em Paris e sem a ajuda de mecanismos externos.
O braço brasileiro da Microsoft tratou de cobrir a falha: a partir desta sexta-feira, a empresa oferece uma versão do 14-Bis para download gratuito em www.microsoft.com/brasil/games/fs2004. O download tem 300 Kbytes e é preciso ter a versão original do Flight Simulator 2004 para jogar com o avião.
A Folha teve acesso à réplica virtual do 14-Bis e experimentou um pouco do desafio que é colocá-la no ar. É uma das aeronaves de mais difícil pilotagem no game: além da tecnologia rudimentar, ela atinge, no máximo, 56 km/h.
O game reúne episódios importantes da aviação e recria vôos históricos, que vão exigir do jogador muito mais perícia que as aeronaves modernas. Há cerca de 24 mil aeroportos no game -o jogador pode voar de Viracopos a Heathrow (Inglaterra), por exemplo.
Flight Simulator 2004 vem em quatro CDs, custa R$ 109 e pode ser jogado a partir de um Pentium II de 450 MHz ou equivalente, 128 Mbytes de RAM, 1,8 Gbyte no disco rígido, placa de vídeo 3D de 8 Mbytes e sistema Windows.

THÉO AZEVEDO é editor do site www.theogames.com.br


Texto Anterior: Monopólio: União Européia tenta multar Microsoft por abuso de poder
Próximo Texto: Jornada nas estrelas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.