São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Dose dupla

PERFORMANCE TURBINADA Aumenta o número de computadores dotados de processadores com dois núcleos; as fabricantes Intel e AMD ampliam suas linhas

DA REPORTAGEM LOCAL

O sonho de ter um computador capaz de realizar tarefas complicadas simultaneamente sem travar vem se materializando nos mais diferentes formatos, marcas e preços.
Não é mais preciso suspirar imaginando uma máquina que reproduza vídeos, abra documentos do Office, navegue na internet e toque músicas ao mesmo tempo. Basta comprá-la -mas saiba que, antes, é preciso preparar o bolso.
Recorrer a um computador dotado de um chip de núcleo duplo (ou dual core, em inglês) ainda requer um investimento que pode pesar no orçamento. Por outro lado, uma peça dessas agiliza tremendamente o processamento de dados, pois permite que os programas sejam executados paralelamente em duas unidades distintas.
Esses chips são especialmente recomendados para executar múltiplas tarefas.
Na realização de atividades simples, como navegar por páginas da internet, a diferença de desempenho entre um dual core e um processador de núcleo único nem sempre compensará o investimento.
Ter um micro com chip de núcleo duplo também não significa contar com a velocidade alcançada por esses processadores como se ela fosse o dobro da obtida pelos chips simples.
Parte do processamento será dedicado à administração dessa estrutura especial.

Mais opções
Intel e AMD são os grandes nomes que disputam o mercado de dual core. Depois da linha Core Duo, a Intel lançou, no mês passado, as novas Intel Core 2 Duo e Intel Core 2 Extreme. Os primeiros rebentos estão chegando ao mercado neste mês, como os iMacs, da Apple.
Segundo a empresa, são 17 as fabricantes que irão rechear suas máquinas com as novas peças, que contam com 291 milhões de transistores e prometem economia de 40% no consumo de energia.
A AMD já oferece três linhas de chip duplo para desktop, Athlon 64 X2, Athlon 64 FX-60 e Athlon 64 FX-62, e uma para notebooks, Turion 64 X2.
Entre as fabricantes parceiras estão HP, Acer, Semp Toshiba, Itautec e Lenovo.
Muitas dessas máquinas ainda não são oficialmente distribuídas no Brasil. Por isso, antes de comprar, procure se informar sobre as opões existentes no exterior e sobre entregas de lojas on-line estrangeiras e importadoras locais. (MB)


Texto Anterior: Para viagem
Próximo Texto: Velocity Micro ProMagix
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.