São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

LITERATURA ON-LINE

Sites trazem críticas, fofocas e entrevistas com autores e editores, além de novelas, contos e poesias

Conheça o universo literário da internet

DAVID ORR
DO "NEW YORK TIMES"

A internet é uma impressionante coleção do melhor que já foi pensado e dito, especialmente se isso envolver aconselhamento gratuito sobre hipotecas ou posições sexuais. Mas a rede também abriga centenas de sites que falam, criticam, provocam e, geralmente, fazem reflexões sobre livros, escritores e obras literárias. A lista a seguir é uma introdução à vida literária na internet.

Beatrice (www.beatrice.com): apresenta notícias literárias diárias com um estilo imparcial e uma mente aberta; o site também contém entrevistas com autores como o ás da ficção científica Bruce Sterling.

Bookslut (www.bookslut.com): embora pareça ser um serviço pessoal para adultos dirigido aos fãs de "Madame Bovary", destina-se a fornecer "análises criteriosas, comentários sobre tendências, notícias atualizadas e um monte de tolices". A editora do Bookslut, Jessa Crispin, é uma conhecida blogueira de literatura e autora de "Slutlessons" (algo como Lições de Libertinagem).

The Complete Review (www.complete-review.com): oferece mais de 1.200 críticas sobre títulos de alta qualidade em gêneros diversos, bem como links para críticas de outras fontes. Os proprietários anônimos do site escrevem um blogue notável por sua erudição e sua defesa apaixonada da literatura traduzida.

Cosmoetica (www.cosmoetica.com): o poeta Dan Schneider, que se diz "melhor que Walt Whitman" e aparentemente já produziu mais de 10 mil poemas, encontra tempo para fazer críticas a seus colegas poetas e analistas.

Everyone Who's Anyone in Adult Trade Publishing (www.everyonewhosanyone.com): um dos grandes tesouros da rede, esse site é uma lista de todos os agentes e editores que Gerard Jones contatou em sua tentativa de ter seus vários manuscritos publicados. O site diz mais sobre o mundo dos livros do que uns cinco tratados sobre "Como Publicar" juntos.

FanFiction.Net (www.fanfiction.net): traz fanfic, ficção escrita por fãs, ou seja, uma história não-oficial sobre uma obra original. São contos curtos, poemas, peças ou romances baseados em programas e filmes da TV e, naturalmente, nos clássicos da literatura contemporânea. O Fanfic usa as personagens da fonte pré-existente e tende a ser obsceno.

Foetry (www.foetry.com): é dedicado a "desmascarar os concursos fraudulentos, rastrear os bajuladores, dar nome aos bois".

Godawful Fan Fiction (www.godawful.net): quando você tiver aproveitado o máximo de slash (fanfic em que os personagens são homossexuais), gen (gênero de fanfic) e ship (nome dado aos que apóiam o casal de personagens Harry e Hermione), então será hora de visitar esse site, em que o pior do fan fiction recebe cáusticas críticas.

Identity Theory (www.identitytheory.com): contém críticas e um blogue, mas sua principal atração são entrevistas com escritores e ilustradores. A informalidade das entrevistas freqüentemente traz à tona reações que são tão sinceras quanto divertidas.

The Literary Dick (www.jonathanames.com/blog/literary_blog.html): os autores tentam responder a perguntas sobre vários mistérios literários enviadas por leitores. Você tem curiosidade sobre a lesão dos testículos de Henry James? Procure aqui e você achará a resposta.

The London News Review - Books Diary (www.lnreview.co.uk/books/diary/): é o mais divertido dos blogues literários. Fala duramente sobre os objetos de seu desprezo, notadamente poetas e críticos literários.

Maud Newton (www.maudnewton.com): Maud Newton é uma escritora de Nova York e ex-advogada, cujo blogue é uma das melhores fontes de notícias da indústria editorial e salas de bate-papo sobre literatura. Traz entrevistas com autores e editores.

MobyLives (www.mobylives.com): o site está suspenso, mas seu arquivo está ativo e contém artigos instigantes.

Poetry Daily (www.poetrydaily.org): todos os dias, o site publica um poema escrito por um autor contemporâneo. Seu arquivo é precioso, pois traz um catálogo de notícias sobre poesia de todo o mundo.

Publishers Lunch (www.publishersmarketplace.com): é um serviço de e-mail que faz atualizações diárias sobre os destaques do mundo editorial. A assinatura básica é gratuita.

The Underground Literary Alliance (www.literaryrevolution.com/): os rudes e desastrados populistas do ULA estão determinados a abalar o pedante cenário editorial de Nova York e a trazer de volta às massas a boa e velha ficção bem trabalhada.

Web del Sol (www.webdelsol.com): confuso, abre portas para diversas e diferentes revistas literárias, artigos e obras literárias originais.

Words Without Borders (www.wordswithoutborders.org): é impossível não admirar a inteligência e o idealismo desse site, que é dedicado à tradução de literatura estrangeira para o inglês. Como destacam os administradores do site, metade de todos os livros em versão são traduzidos do inglês, mas apenas 6% são traduzidos para o inglês.


Tradução de Angela Caracik

Próximo Texto: Fãs aumentam mundo de ídolos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.