São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Criar programa parasita dará cadeia nos EUA

DA REDAÇÃO

O governo dos EUA tomou a primeira ação legal contra os criadores de spyware -programas parasitas que se instalam no micro sem consentimento ou ciência do usuário e podem roubar informações pessoais, como senhas e histórico de navegação na rede.
O acusado é o norte-americano Sanford Wallace, que controla as empresas Seismic Entertainment Productions e SmartBot.Net.
Segundo as autoridades, essas companhias plantavam softwares que praticavam atos agressivos, como tomar o controle do navegador, abrir e fechar a bandeja do leitor de CD-ROM e bombardear as vítimas com anúncios de um programa que prometia resolver os problemas causados por spyware.
Wallace, que terá de fechar suas empresas e devolver a suas vítimas o dinheiro que havia ganho, não foi encontrado para comentar o caso.
Também na semana passada, o Congresso dos EUA aprovou por unanimidade uma lei que condena criadores de programas parasitas a até cinco anos de prisão.
O spyware é um problema crescente. Alguns programas que trazem componentes parasitas são o Gator, o KaZaA e as barras de pesquisa dos sites Dogpile e A9. Também há casos em que o spyware é instalado automaticamente -quando você acessa sites maliciosos com o Internet Explorer.
Para se proteger, use o Ad-Aware (www.lavasoftusa.com) para varrer periodicamente o disco rígido do PC. Atenção: antes de usar o Ad-Aware pela primeira vez, é preciso atualizá-lo (clique em Check for updates).
Outro detalhe importante é que a limpeza promovida pelo Ad-Aware pode interferir com alguns aplicativos, como o KaZaA. Se isso ocorrer, abra o Ad-Aware, clique em Open quarantine-list, selecione o primeiro ícone exibido e clique em Restore.

Ameaças
O grupo de estudos Sans publicou uma relação (www.sans.org/top20) com as 20 maiores ameaças à segurança da internet. Na categoria Windows, o problema considerado mais grave é a má configuração de servidores (computadores que gerenciam sites e redes).

Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Conheça opções gratuitas de disco virtual
Próximo Texto: Vídeos podem causar danos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.