São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA DIGITAL

Banda larga cresce e estúdios começam a alugar títulos via rede; use o PC para assistir e fazer seus próprios vídeos

Internet rápida dá acesso a filmes on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

As conexões de alta velocidade à internet estão se popularizando: segundo a empresa Leichtman Research, 15,6 milhões de usuários já possuem acesso de banda larga nos Estados Unidos. De acordo com a Nielsen NetRatings, há 1,5 milhão de residências com banda larga no Brasil (152% a mais do que no ano passado).
Acompanhando esse crescimento, cinco empresas de Hollywood pretendem distribuir filmes on-line. O serviço Movielink (www.movielink.com), que foi aberto oficialmente segunda-feira, conta com filmes dos estúdios MGM, Paramount, Sony, Universal e Warner Brothers.
O site, que só pode ser acessado por internautas dos EUA, oferece 200 títulos, que custam de US$ 3 a US$ 5. Os filmes são alugados -depois de baixados e abertos no computador, só podem ser vistos por 24 horas.
Enquanto isso, uma alternativa disponível a todos os usuários continua a crescer: o programa KaZaA, que dá acesso a milhares de músicas e filmes on-line, já foi copiado mais de 146 milhões de vezes do site www.download.com. Só na última semana, foi baixado 3,3 milhões de vezes.
A legalidade do software será questionada no dia 2 de dezembro, quando os estúdios de Hollywood confrontarão judicialmente os criadores do programa. Se você quer instalar o KaZaA, prefira a versão Lite.
Quem não tem banda larga também pode aproveitar o PC como ferramenta cinematográfica: além de acessar os sites que passam vídeos por "streaming", pode usar o PC para editar seus próprios filmes ou conhecer melhor a sétima arte nos sites dedicados a ela.
(BRUNO GARATTONI)



Texto Anterior: Baixe, edite, grave
Próximo Texto: Instale softs necessários para ver, editar e gravar vídeos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.