São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmera digital oferece mais qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

É preciso ter duas coisas para montar filmes no micro: uma câmera e uma placa de captura. As câmeras digitais custam mais caro, mas proporcionam maior qualidade. Além de alcançarem resolução superior à obtida pelos formatos analógicos, elas trocam dados com o PC sem perda de qualidade. Com uma câmera analógica, o sinal de vídeo precisa ser convertido ao entrar e sair do PC, causando distorção.
Os formatos de vídeo digital mais comuns são o Digital8 e o MiniDV. Como ambos seguem o padrão DV, oferecem resultados comparáveis. Na prática, a diferença é que, como o formato Digital8 aceita fitas de 8 mm comuns, oferece um custo de filmagem menor. Enquanto uma fita MiniDV de 60 minutos custa R$ 20, uma fita de 8 mm que grava 60 minutos no formato digital pode ser adquirida por R$ 10.
Se você optar por uma filmadora analógica, prefira os formatos Hi8 ou Super VHS-C.
Ao escolher uma câmera, não se impressione com o zoom, pois ele não é particularmente importante. Alguns modelos prometem mais de 500x, mas, nessa taxa, a imagem fica borrada e tremida. A tela de cristal líquido embutida é mais relevante, pois facilita bastante a utilização da câmera.
Se você escolher uma câmera digital, compre uma placa digital. Para capturar vídeo analógico (de uma filmadora ou de um videocassete), adquira uma placa analógica. Nos dois casos, o micro precisa ter um disco rígido veloz. (BG)



Texto Anterior: Sites exibem títulos via rede
Próximo Texto: PC deve ter disco veloz e bastante memória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.