São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Tecnologia é rock and roll, diz chefe da "Wired"

O norte-americano Drew Schutte se esforça para enxergar o futuro em sua bola de cristal, a revista "Wired" (www. wired.com), em que trabalha como publisher. A publicação é uma das grandes referências quando o assunto é antecipar tendências, apontando caminhos que misturam tecnologia, ciência, comportamento e curiosidades. Schutte participou por videoconferência da Proxxima 2007 (www.proxxima.com.br), evento realizado em São Paulo, na semana passada. Confira trechos da entrevista por e-mail que ele concedeu à Folha. (MB)

BUT I LIKE IT
"O nascimento e o crescimento do rock and roll gerou toneladas de excitação e mudou a nossa cultura radicalmente. O crescimento exponencial das tecnologias nos últimos 20 anos teve o mesmo impacto."

ODE HIGH-TECH
"A tecnologia mudou nossas vidas para melhor: permite viver mais, ajuda as nações a se desenvolverem e diminui as despesas com ações de caridade. Irão argumentar que algumas tecnologias machucam o mundo, mas o bom impacto supera, e muito, o mau."

FAÇA O SEU PEDIDO
"Todo mundo quer: mais tempo. A audiência quer: entretenimento ou informação útil."

I HAVE A DREAM
"Um dos sonhos da internet foi entregue, que é o sonho da democratização. Na mídia, a audiência agora cria conteúdo. Os blogs são o melhor exemplo. Com tanta gente monitorando, a verdade prevalece cada vez mais e isso nunca pode ser ruim. Prefiro as mordidas dos blogueiros do que os sacos de ar que você encontra nas manhãs de domingo na TV."

O QUE VEM POR AÍ
"Mais conteúdo gerado pelos usuários, mais vídeo, mais realidade virtual e uma conexão inovadora diretamente com a TV."

Frase
"As aplicações da internet vão se tornar mais onipresentes nos ambientes humanos, com paredes, painéis de automóveis, portas de geladeiras etc. servindo como janelas para a rede mundial"


TIM BERNERS-LEE
criador da WWW(World Wide Web), em palestra a congressistas dos EUA


161
bilhões de gigabytes de dados foram gerados em todo o mundo em 2006, segundo o IDC

Evento promove debate sobre tendências futuristas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um tubo de ensaio de idéias entrou em ebulição na Califórnia, nos EUA. Foi lá que, entre quinta e sábado passados, ocorreu a TED (www.ted.com, tedlog.typepad.com), debate em torno da tecnologia, do entretenimento e do design.
Com inspiração futurista, empresários, cientistas, celebridades e políticos discutiram temas que foram do aquecimento global à filantropia. O evento, reformulado em 2002, é apontado como o embrião de algo que se assemelhará ao Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos,na Suíça.
Entre os projetos que desfilaram na TED, três foram premiados com US$ 100 mil e o apoio para a sua realização. O júri é composto por personalidades como a atriz Goldie Hawn, o diretor da Amazon Jeff Bezos, o jazzista Herbie Hancock e o secretário de comunicação da ONU Shashi Tharoor.
Os vencedores deste ano foram o ex-presidente americano Bill Clinton, o cientista E.O. Wilson e o fotógrafo James Nachtwey. (MB)

JPEG AMEAÇADO
A Microsoft solicitou, na semana passada, o registro do formato HD Photo, para gravar imagens digitais compactadas. Ele concorrerá com o JPEG 2000, versão mais avançada do popular formato.

StumbleVideo aprende gosto do usuário

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Imagine um buscador de vídeos em que você é o centro das atenções e entende seu gosto. Para quem se perde no volumoso universo de filmes que é a internet, um mecanismo do tipo seria uma mão no botão de play.
Pois o Stumble Upon Vídeos (video.stumbleupon.com), irmão do Stumble Upon, comunidade de recomendação de sites com quase 2 milhões de membros, é um passo nessa direção.
À primeira vista, o buscador não parece ter acuidade, pois o principal recurso é uma busca passiva: você clica no botão Stumble (fica logo embaixo da tela que mostra o clipe) e ele sorteia um filme para exibir.
A brincadeira começa a ficar melhor quando você cria uma conta rápida -só pede o e-mail- ou um cadastro no Stumble Upon e escolhe um das centenas de canais disponíveis (clique em channels e veja a lista; é possível adicionar mais itens). Os canais são sobre temas tão específicos -vão de computadores a botânica, de anti-envelhecimento a robótica- que fica fácil encontrar um clipe relevante sobre seu assunto preferido. O Brasil é um dos poucos países com um canal.
Para ensinar o seu gosto ao Stumble, abuse do método de classificação: dê um sinal de positivo (aquele, com o dedão para cima) ou negativo. Ao fazer com freqüência essa classificação, o buscador vai conhecendo suas preferências e, baseado no que outros usuários que pensam parecido também gostam ou desprezam, gera resultados direcionados.
Além disso, os vídeos aprovados ficam guardados na sua conta e é fácil encontrá-los depois. Os marcados negativamente não são repetidos.O usuário tem um atalho para enviar o link de seus achados para os amigos por e-mail. investigar quais stumblers -como são chamados os membros da comunidade- gostaram do mesmo filme que você.

Busca por palavras
No site, é possível realizar buscas por palavras, mas a precisão é a mesma dos buscadores comuns. A vantagem é que os clipes são procurados no YouTube, no MySpace e no Google Video, os três portais indexados pelo Stumble. Se a intenção for buscar um vídeo específico -"aquele" gol do Romário, por exemplo-, tente o www.flurl.com, que reúne dezenas de sites de vídeo na sua busca com palavras.
O internauta também vai conviver com um problema aparentemente fácil de resolver pela equipe do Stumble: não dá para escolher dois ou mais canais simultaneamente. Ou se sorteia um vídeo saído de todos os seus canais, ou de apenas um canal escolhido.
(GVB)

Rankings revelam os influentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana passada, dois rankings apontaram as estrelas mais brilhantes da constelação do mercado tecnológico.
Enquanto a revista "PC World" divulgou uma lista das personalidades mais influentes da internet, a "Fortune" anunciou quais são as empresas norte-americanas mais admiradas do mundo. Confira abaixo alguns dos vencedores. (MB)

REQUEBRADO
A cantora Tila Tequila (ao lado), que ganhou fama por meio da comunidade MySpace, é a 50ª colocada entre os mais influentes da rede mundial. A página dela tem 56 milhões de visitas registradas, o que lhe rendeu até participação em uma produção do ator Adam Sandler.

MAÇÃ DE OURO
A Apple aparece como a sétima empresa norte-americana mais admirada do mundo, a mais alta colocação de uma fabricante de eletrônicos no ranking deste ano, que é liderado pela General Electric.

SUPER GOOGLE 1
Logo abaixo da Apple, aparece o Google. As ações da empresa, que valiam US$ 85 quando ela debutou na Nasdaq, em abril de 2004, agora valem US$ 450.

SUPER GOOGLE 2
Eric Shimidt, Larry Page e Sergin Brin, os principais executivos do buscador, são as cabeças mais influentes da rede mundial. Abaixo deles, está Steve Jobs, da Apple.

ESCORREGÃO
A Microsoft caiu duas posições em relação à lista do ano passado. Nem o lançamento do Vista impediu que ela caísse para o 12ø lugar neste ano.

UIA!
Bill Gates nem sequer aparece entre os mais influentes. Seu sucessor na criação de softwares, Ray Ozzie, ocupa um mero 22ø lugar.


Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.