São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Dados se atualizam on-line

Ponha notícias na tela de seu computador

DA REPORTAGEM LOCAL

A idéia de entregar notícias de várias fontes pela internet já foi inventada há quase uma década. Hoje, os programas, repaginados, voltam com o nome RSS (Really Simple Syndication) e oferecem ao internauta a possibilidade de reunir em uma tela informações de diferentes origens.
A versão gratuita do Awasu (4,3 Mbytes; www.awasu.com) permite acesso a cem canais de informação. Os canais podem ser personalizados cada um a seu modo. É preciso ir a File e Open channels para fazer os ajustes dos canais.
O DogPile (www.dogpile.com) tem a estrutura de uma barra de buscador, que se acopla ao navegador. Depois de instalar o programa (558 Kbytes), o internauta tem de clicar em News e ajustar as preferências de busca de informação no tipo RSS. Nem sempre todas os sites noticiosos se adaptam a esse tipo de programa. Ao tentar conectar o link www.folha.com.br, o programa avisou que não era possível transformá-lo em canal RSS.
Se o internauta experimentar o Pluck (4,3 Mbytes; www.pluck.com), deverá ter instalado em seu computador o Windows XP ou o Windows 2000. Sua interface tem alguma semelhança com a do programa de correio eletrônico Outlook. É um bom buscador de notícias para quem gosta de ter informações de várias fontes na tela de seu micro.
Depois de instalar o RssReader (1,4 Mbyte; www.rssreader.nl), o internauta tem opção de clicar no item Add (em formato de cruz) e escolher o canal de informação. Se souber inglês e quiser ter acesso a uma rápida introdução do produto, basta clicar no item short introduction.
Esse programa também tem uma interface similar à de um programa de e-mail. Na lateral esquerda, em formato vertical, ficam organizadas as pastas. Do lado direito, há duas janelas, com as informações dos sites noticiosos.
Se clicar em Tools, Options e em Feeds, é possível definir o tempo de atualização da notícia (de hora em hora, a cada duas horas e diariamente, entre outras opções). Também é possível definir o tempo de armazenamento da informação (um dia, três dias etc.).
As manchetes podem aparecer no programa a cada 60 segundos, e o usuário define se ele quer que elas surjam em formato de janelas pop-up. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Canal aberto: Dica para criar arquivo em CD sem alterações
Próximo Texto: Barra acessa canais de informação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.